Fotos: Vagner Santos
Na manhã desta terça-feira (7/12), aconteceu a entrega dos certificados aos formandos da quarta edição do Projeto Guardião Ambiental Mirim. Cerca de 30 alunos do 5º ano da Escola Municipal Vicentina Pires de Oliveira, do bairro Morro Grande, concluíram o curso que durou três meses.
O projeto é realizado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, e tem como principal objetivo fazer com que as crianças se conscientizem desde cedo sobre a importância da preservação dos recursos naturais. “Nossa escola fica em uma região de mata e vez ou outra, tucanos nos fazem uma visita. Então, eles já estão inseridos nesse contexto ambiental. Este projeto veio para somar e incentivá-los a difundir a importância da preservação ambiental” disse a diretora Luciane Oliveira.
Por meio deste projeto, os alunos receberam aulas de biodiversidade e meio ambiente, uso correto da água, reciclagem e descarte correto do lixo, poda e licenciamento para novas árvores, fiscalização na venda de animais silvestres, construção sustentável e como prevenir queimadas em períodos de seca. Os alunos ainda tiveram uma aula prática para vivenciar as técnicas aprendidas em sala.
Ainda na solenidade de formatura, os novos guardiões mirins testaram os conhecimentos com um teste rápido.
"Concluímos mais uma etapa deste projeto que nos enche de orgulho. Acreditamos que com educação construiremos uma sociedade melhor em todos os aspectos. Estas crianças serão multiplicadoras de tudo que aprenderam e, com certeza, serão adultos mais comprometidos com as causas ambientais", disse Gustavo Gemente, secretário do Verde e do Meio Ambiente.
Por conta da pandemia da Covid-19, este ano os pais não puderam estar presentes na cerimônia de formatura, mas os alunos contaram com a presença dos guardas ambientais Cordeiro e Jader, além das equipes de fiscalização, Guarda Ambiental e educação ambiental.