terça-feira, abril 15, 2025
17 °c
Cotia
26 ° sex
23 ° sáb
26 ° dom
Menu

Defesa Civil alerta sobre forte chuva na região até domingo (21/01)

Compartilhe esta notícia:

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta sobre as condições climáticas na Região Metropolitana de São Paulo, o que inclui a cidade de Cotia. Entre esta sexta-feira (19/01) e domingo (21/01), a região deve perceber variação de nebulosidade, chuva com rajadas de vento e descarga elétrica. As ocorrências serão intermitentes. Há possibilidade de alagamentos e quedas de galhos e árvores.

“De acordo com o informativo da Defesa Civil do Estado de São Paulo, a região deve ser atingida por um volume de chuva na ordem de 150mm. É bastante água. Estamos em alerta para o caso de ocorrências, mas a população precisa fazer a sua parte: não trafegue por áreas alagadas, não entre em enxurradas e jamais se abrigue embaixo de árvores. Programe a saída e volta para casa para não ser surpreendidos”, alertou Lincoln Júnior, secretário de Defesa Civil de Cotia. “Com alguns cuidados, podemos evitar acidentes”, completou.

O secretário Lincoln lembrou que em Cotia muitas pessoas vivem próximas às margens de córregos e, apesar dos esforços da Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana, em limpar, fazer manutenção e ampliar a drenagem urbana para melhor escoamento das águas, algumas regiões registram alagamentos em dias de fortes chuvas. “O trabalho de limpeza e desassoreamento dos córregos é constante. Mas temos registrado volume de chuva muito grande, isso aumenta a incidência de alagamento. A situação se agrava com o descarte irregular de sacos de lixo, móveis velhos, entulho”, destacou Lincoln.

As características geográficas de Cotia colocam a cidade com diversos riscos: enchentes, quedas de árvores e galhos, alagamentos e até deslizamentos. Entre os riscos monitorados pela Defesa Civil estão: alagamento em bairros das regiões centrais de Cotia e Caucaia do Alto; queda de galhos e árvores nas regiões do Caputera, Caucaia do Alto e algumas ruas da Granja Viana que têm grandes espécies arbóreas.

 

Dicas de segurança da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil:

  • Limpar e consertar calhas e telhas quebradas.
  • Levar o lixo para locais altos caso a água comece a subir, para evitar agravamento da situação.
  • Verificar as condições de conservação de paredes e telhados, ficando atentos ao surgimento de trincas inclusive no chão.
  • Desligar aparelhos eletrônicos e chave geral, botijão de gás e registro de entrada de água.
  • Móveis como geladeiras, fogões entre outros devem ser erguidos e acomodados fora do alcance da água.
  • Quando necessário a casa deve ser trancada e a família se abrigar em local alto e livre das águas.

 

Caso esteja em meio a enchente:

  • Evitar contato com a água, pois ela pode estar contaminada, podendo causar doenças e também acidentes.
  • Manter alimentos e outros produtos longe da água, caso estejam molhados descarte-os.
  • Beber apenas água filtrada ou fervida.
  • Evitar andar em ruas alagadas, mas se necessários, esteja sempre calçado, amparando-se em muros ou paredes. Mantenha a calma e sempre só atravesse correntezas com apoio de cordas e auxílio de outras pessoas.

 

Se estiver dentro do carro:

  • Não enfrente alagamentos caso esteja em local seguro, pois os riscos são muito grandes.
  • Sintonize em rádios que divulguem informações sobre o tempo e áreas afetadas.
  • Não feche cruzamentos e facilite a passagem de veículos de socorro.
  • Evite dirigir sob fortes chuvas. Pare em local seguro e espere ela passar. Caso não tenha opção, ao passar por áreas alagadas, aguarde que o carro da frente atravesse e só depois faça o mesmo.

 

Como agir após a enchente:

  • Jamais se arrisque em lugares inundados.
  • Quando as águas baixarem, comece rapidamente a limpeza dos locais atingidos, retirando a lama. Utilize botas e luvas para evitar doenças.
  • Descontamine locais e caixas de água utilizando uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água.
  • A água da enchente nunca deve ser reaproveitada, nem mesmo para limpeza da lama.
  • Evite manusear quaisquer equipamentos eletrônicos ligados à rede elétrica, estando com as mãos molhadas, pois pode haver risco de choque.

 

O que fazer quando houver raios:

  • Fique longe de árvores, ou rede de energia elétrica, pois são condutores de raios.
  • Fique longe de estruturas metálicas, como varais ou trilhos, e não segure objetos pontiagudos ou de metal. Dentro de casa evite proximidade de tomadas, canos, janelas e portas metálicas e nunca utilize o telefone ou aparelhos que estejam ligados à tomada.
  • Desligue aparelhos eletrônicos durante fortes tempestades.
  • Nunca permaneça no mar, piscinas, lagoas, represas, locais altos e campos abertos e quadras. Abrigue-se em edificações, prédios e metrô.

 

Para casas em encostas de morros:

  • Conserte vazamentos! Encanamentos com problemas, esgoto a céu aberto, valas obstruídas e acúmulo de lixo em encostas provocam deslizamentos.
  • Não desmate, principalmente em encostas. Sem árvores e vegetações. Essas áreas ficam sujeitas a desmoronamentos e deslizamentos de terra.
  • Bananeiras em morros são sinal de perigo. Esse tipo de vegetação acumula muita água no solo e tem raízes rasas que facilitam deslizamentos. A prefeitura pode fornecer ajuda para substituí-las.
  • Escolha patamares para fazer suas construções. Aterros e cortes nas encostas deixam o terreno instável e sob risco de desmoronamento. Para construir com segurança junto às encostas e morros, você deve procurar orientação de técnicos da prefeitura.
  • Trincas no chão e nas paredes de sua casa indicam problemas estruturais e risco.
  • Atenção a árvores, postes ou muros inclinados, assim como água com aparência barrenta. Na dúvida acione a Defesa Civil pelo telefone 199.