Desde a tarde desta terça-feira (5/11), a Defesa de Cotia está com o contingente reforçado para dar rápida resposta às ocorrências relacionadas à chuva. Somente na última tarde e início da noite, a Defesa Civil recebeu cinco chamados na região de Caucaia do Alto e um no Jardim Honoria, região do Colinas de Cotia. A Defesa Civil atende 24h pelo número 199.
Todas as ocorrências foram atendidas e as vias bloqueadas pela queda de árvores, liberadas. A Defesa Civil conta com uma equipe preparada para atender a população que se encontra em alguma situação de riscos causados por enchentes, alagamentos, deslizamentos, queda de árvores, entre outros, e os trabalhos contam com apoio da Secretaria de Obras e Serviços, que disponibiliza máquinas e caminhões para remover galhos, terra, entre outros.
“Nossa Defesa Civil passa por treinamento, reciclagem para atender a população e, além deste trabalho emergencial, nossos colaboradores desenvolvem ações educativas fundamentais para preparar a população para situações que envolvam perigos às suas vidas”, disse o prefeito Rogério Franco.
O diretor da Defesa Civil, Lincoln Júnior, afirmou que com a informatização do sistema de ocorrências – implantada recentemente pela gestão do prefeito Rogério Franco – os trabalhos ganham mais segurança, agilidade de consulta, atualização e armazenamento de dados que são fundamentais para se ter uma leitura rápida e eficiente de áreas de risco, por exemplo. “O sistema foi criado com base na rotina e na dinâmica de trabalho da própria Defesa Civil e, como teve a participação dos agentes que puderam dar sugestões, é uma excelente ferramenta. A Defesa Civil de Cotia foi a primeira a informatizar o seu sistema”, destacou Lincoln.
Pedágio da Defesa Civil
Na última quinta-feira (31/10), a Defesa Civil de Cotia realizou mais uma ação educativa, um ‘pedágio’ na Escola Municipal do Caputera. Agentes abordaram os alunos e distribuíram material educativo, além de falar sobre a importância de atitudes seguras em dias de chuva. “De uma maneira leve e descontraída falamos com as crianças, pois sabemos que elas levam estas informações para casa e cobram dos pais posturas corretas para evitar grandes problemas”, disse Lincoln Júnior.
Ao longo da gestão do prefeito Rogério Franco, as ações educativas realizadas pela Defesa Civil já passaram por dezenas de escolas e alcançaram milhares de alunos com informações importantes como não ficar embaixo de árvore durante a chuva, não jogar lixo nas ruas ou nos córregos para não provocar alagamentos, entre outras.
Fotos: Divulgação