No mês em que se celebra o Dia da Pessoa Idosa [1º de outubro], o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Cotia (CMDPI), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizará a Caminhada da Pessoa Idosa, no dia 30 de outubro (quarta-feira), com concentração às 7h30, em frente à Prefeitura. No ponto de encontro terá alongamento e aquecimento com educador físico Marcos Souza e uma apresentação musical com idosos do Lar Vicentinos. No trajeto, até o Ginásio de Esportes, os participantes chamarão a atenção a respeito da importância desta parcela da sociedade brasileira, sobre seus direitos, mercado de trabalho e outros assuntos relacionados a esta faixa etária. Pede-se aos participantes que usem camiseta branca.
“Será um momento de integração, inclusão, bem-estar e celebração. A população mundial está envelhecendo com saúde, ativa e muito produtiva. Uma caminhada como essa acontece para mostrar exatamente isso, que as pessoas idosas merecem respeito e cuidado, porque já contribuíram e ainda contribuem muito com a sociedade”, disse Mara Franco. “Estou muito feliz de estarmos apoiando e participando desta caminhada. Somos uma gestão pública que respeita, cuida e atende com carinho e dignidade pessoas idosas que precisam do governo”, completou.
O presidente do Conselho, Sérgio Uyehara, também falou sobre a caminhada do dia 30. “O Conselho tem que ser a voz da população idosa, tem papel fundamental na discussão e efetivação de política pública. A caminhada é um ato simbólico de valorização e respeito à longevidade. Acredito que o conselho, as instituições e as secretarias municipais devem estimular e proporcionar a prática constante de exercícios físicos na terceira idade”, afirmou o presidente do CMDPI, Sérgio Uyehara.