Foto: Freepik
Este mês, a Lei 13.541/2009, conhecida como Lei Antifumo, completa 15 anos, mesmo mês em que se celebra o Dia Mundial sem Tabaco (31). Por ocasião de importantes acontecimentos, a Secretaria de Saúde de Cotia, por meio do Programa Tabagismo, realiza uma programação especial nas Unidades Básicas de Saúde para conscientizar a população sobre os malefícios do tabaco e, no dia 29, promoverá a palestra ‘Tabagismo: pandemia tratável’.
Uma equipe percorre as UBSs para conversar com a população sobre como acessar as atividades do Programa Tabagismo, além de esclarecer dúvidas e levar informações sobre os malefícios causados por cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e outros. “A Prefeitura de Cotia se une a diversas instituições no mundo para apoiar o combate ao tabagismo, aproveitando este mês emblemático. Mas é importante destacar que as ações do Programa Tabagismo acontecem o ano todo para ajudar as pessoas a se livrarem do tabaco”, disse Magno Sauter, Secretário de Saúde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo mata mais de oito milhões de pessoas por ano em todo o mundo, e o seu uso continua sendo a maior causa de mortes evitáveis e importante fator de risco de desenvolvimento de doenças como câncer de pulmão, doenças cardiovasculares e diabetes.
Serviço
Palestra: Tabagismo: pandemia tratável
Dia 29 de maio de 2024 (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório da Prefeitura de Cotia
Endereço: Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1347 – Jd. Nomura
Aberto ao público
Gratuito