Na última semana, a Prefeitura de Cotia e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram uma reunião para apresentação e discussão do Diagnóstico Municipal da Criança e do Adolescente realizado por uma empresa especializada contratada pela Prefeitura, via Fundo Municipal do CMDCA. O levantamento servirá para que o poder público, bem como a sociedade civil, atue no sentido de criar políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes bem como fortalecer as existentes.
O levantamento considerou áreas como saúde, educação, social e foi feito por região. “A pedido do prefeito Rogério Franco temos buscado avançar com serviços e atendimentos para todas as faixas etárias. E, neste momento, houve o entendimento, em parceria com o Conselho, que era o momento de fazermos este mapeamento, identificarmos lacunas e atuarmos para resolver problemas”, disse Mara Franco, secretária de Desenvolvimento Social.
No relatório apresentado no Diagnóstico é possível notar que, na comparação entre as pirâmides etárias de Cotia e do Estado de São Paulo, já há uma proporção maior de população jovem em Cotia do que no resto do Estado, inclusive população em idade produtiva. “O poder público, a sociedade civil, os agentes produtores de nossa cidade precisam ter ações que tirem o melhor proveito e deem o melhor resultado na vida destes jovens”, salientou Mara.
Participaram da apresentação do levantamento representantes do CMDCA, da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Educação, de Esporte, Cultura e Lazer, Assuntos Jurídicos, Conselho Tutelar e da Sociedade Civil.
Fotos: Vagner Santos