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Educação de Cotia abre discussão sobre ‘dificuldade de aprendizagem’  

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Mais de 60 coordenadores de escolas municipais de Ensino Fundamental I participam de palestras com psicólogas e pedagoga 

Para falar sobre ‘Dificuldade de aprendizagem’, seus impactos na comunidade escolar e na vida do estudante, como identificar o problema, quebrar estereótipos e paradigmas, o Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação de Cotia realizou o segundo encontro, de quatro previstos, com psicólogas e pedagoga docentes da Universidade Nove de Julho (Uninove). O primeiro encontro aconteceu em setembro e, até dezembro, acontecerão mais duas reuniões no auditório da Secretaria, com a presença de coordenadores das escolas de Ensino Fundamental I.

No encontro do dia 4/10, as psicólogas Elaine Teresinha Dal Mas Dias (Doutora em Psicologia Escolar) e Regina Aparecida Loureiro Caroni (Doutora em Educação), e a pedagoga Ângela Maria Infante (Doutoranda em Educação) falaram sobre terminologias, e intervenções, distinção entre transtorno e dificuldade de aprendizagem, como identificar nas crianças, encaminhamentos para a saúde. “Na perspectiva orgânica [o transtorno] causa desordens neurológicas, manifesta dificuldade no uso da audição, fala, leitura, escrita, habilidades matemáticas, entre outras, no entanto, existe a crise de ausência que é difícil de identificar e pode ser confundida com a dificuldade ou transtorno de aprendizagem”, disse Elaine Teresinha.

O objetivo do Departamento Pedagógico é preparar os coordenadores escolares para discutir e esclarecer dúvidas sobre as diferenças dos casos entre os alunos que podem impactar no aprendizado e, se for o caso, orientar os pais a encaminharem a criança para atendimento médico especializado. Os coordenadores terão papel fundamental de multiplicadores das orientações recebidas junto à comunidade docente.

“O Departamento Pedagógico recebe muitos relatórios que tratam sobre dificuldade de aprendizado. Por isso convidamos estas profissionais para nos auxiliar no esclarecimento sobre os casos e encaminhamentos mais adequados”, disse Rosemary Gonçalves de Oliveira, diretora do Departamento Pedagógico.

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