Entre os dias 9 e 12 de maio, educadores da rede municipal de Cotia participaram do Congresso Bett Brasil 2023 que, neste ano, aconteceu no Transamérica Expo Center. Com mais de 300 educadores, Cotia teve a maior caravana do evento. O Bett Brasil trouxe fórum de gestores, palestras, painéis, expositores e conteúdo para educação inclusiva, antirracista, diversidade, inteligência artificial, metaverso, educação midiática, fim das fake News, além de abordar temas como saúde mental e competências socioemocionais. A participação dos educadores de Cotia foi oportunizada pela Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Educação.
A programação deste ano foi norteada pelo tema ‘Educação e Trabalho para Novos Futuros’ e, de acordo com o titular da Educação em Cotia, Luciano Corrêa, garantir a participação de educadores de Cotia no evento é investir na qualidade da educação. “[Bett Brasil] Espaço com as maiores novidades e produtos inovadores para a educação. Nossos colaboradores participaram de palestras que trouxeram muito aprendizado e novidades. Com certeza este é o melhor investimento que um gestor público pode fazer no educador e o prefeito Rogério Franco não mediu esforços para trazermos nossos educadores para este evento”, disse Luciano Corrêa, Secretário de Educação.
Entre os profissionais das áreas da educação, cultura, esporte e literatura que marcaram presença no evento estiveram: Serginho Groisman, Augusto Cury, Martha Gabriel, Rene Silva, Cafu, Telma Vinha, Rossandro Klinjey, Vera Cabral, Silvia Scuracch, Iberê Thenório, e outros. Uma das palestras de destaque foi sobre a integração da inteligência artificial no currículo escolar, apresentada pela Microsoft em um painel especial. Os especialistas discutiram as várias formas de incorporar essa tecnologia de forma benéfica ao ensino, estimulando o debate sobre o papel da tecnologia na educação e o impacto dessas inovações no aprendizado dos alunos.
“Estar no Bett Educar é uma oportunidade única de crescimento profissional, de atualização e aprendizagem de novas ferramentas e recursos educacionais […] de ‘personalizar’ a educação para todos legitimando o aluno como protagonista de todo processo de busca de novas propostas para implementação em nossa rede”, disse Roberta Carvalho, coordenadora pedagógica de área.
O coordenador pedagógico da EM do Bairro da Campininha, Marcelo Mak, também falou da experiência. “Achei uma feira extraordinária […] participei de quatro palestras que corroboram e trazem muitas reflexões sobre as nossas atividades diárias […] mas o que mais me interessou foram os estandes de robótica, onde experimentei as amostras e penso ser um aprendizado fundamental nos dias atuais”, avaliou Mak.