A cidade de Cotia, em parceria com os municípios que compõem o Conisud (Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste do Estado de São Paulo), iniciou as discussões para a realização de suas Conferências Municipais do Meio Ambiente que, neste ano, terá como tema central “Emergência Climática”. Todas as ações dos municípios estão sendo acompanhadas e apoiadas pelo Conisud. A Conferência Municipal acontecerá em dezembro em horário e local a serem divulgados.
Na Conferência Municipal serão eleitos os delegados que apresentarão as pautas de Cotia e região na edição estadual e que, posteriormente, serão levadas à edição nacional. As propostas seguirão os cinco eixos propostos: Mitigação (redução da emissão de gases de efeito estufa); Adaptação e preparação para desastres (Prevenção de riscos e redução de perdas e danos); Justiça Climática (superação das desigualdades); Transformação Ecológica (descarbonização da economia com maior inclusão social), e Governança e Educação Ambiental (participação e controle social).
A partir da Conferência Municipal do Meio Ambiente de Cotia, e dos outros municípios paulistas, sairão os subsídios para as políticas públicas que serão formuladas quanto ao Plano Estadual de Adaptação e Resiliência Climática a ser apresentado à COP30, em 2025.
“Os municípios estão mobilizados e interessados nesta questão [meio ambiente] e estarão juntos na realização da Conferência e na escolha dos seus delegados para as conferências estadual e nacional. Daremos todo o apoio aos gestores, aos técnicos e aos conselhos, desejando que a conferência tenha bons frutos e resultados para serem levados para a estadual e nacional em benefício de toda a humanidade”, disse Brígida Sacramento, Secretária Executiva do Conisud.