Presente em mais de 20 países, o Festival de Filmes de Ciência (SFF – Science Film Festival) passará por todas as escolas públicas municipais de Cotia, graças a uma parceria entre a Prefeitura, por meio das Secretarias de Cultura e Lazer e de Educação, com a Ong Midiativa. O tema do festival neste ano é ‘Net Zero e a Economia Circular’, destacando o compromisso de redução de emissão de gases do efeito estufa na atmosfera (Net Zero).
Os filmes foram escolhidos de acordo com a faixa etária dos alunos. Entre as opções para os pequenos, por exemplo, está o filme ‘Raffi’ que mostra a história da família de Ema que decide fazer uma limpeza de primavera na fazenda. Durante esta atividade, os pais de Ema aproveitam para transmitir lições valiosas sobre sustentabilidade, como os três ‘Rs: reduzir, reutilizar e reciclar’. Ema entende o poder e a importância de dar aos objetos uma segunda vida em um esforço para proteger o nosso planeta.
Mais do que conscientizar sobre a necessidade de redução de emissão de gases de efeito estufa, o Festival aborda questões com mudanças significativas necessárias para conter as mudanças climáticas, como a importância da Economia Circular para retardar de forma efetiva o esgotamento dos recursos naturais, reduzir a destruição da paisagem e o habitat de outras espécies e ajudar a preservar a biodiversidade.
Em ‘Expresso futuro – Amazônia do Século XXI’, filme proposto para estudantes do Fundamental II, é feito um mergulho fundo no cenário transformador e desafiador de empreendedores e inovadores da região amazônica. Uma jornada exploratória que une a sabedoria tradicional e a tecnologia moderna.
Os filmes serão exibidos nas escolas, conforme programação da unidade escolar, nas salas com lousa digital. O conteúdo ficará disponível para a cidade de Cotia até o mês de dezembro.