Fotos: Vagner Santos
A Prefeitura de Cotia, por meio das Secretarias de Saúde, de Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher e de Desenvolvimento Social, encerrou a programação da Campanha Setembro Amarelo com palestras ministradas por especialistas em saúde mental. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura, na tarde de sexta-feira (30/09).
A vice-prefeita e Secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher fez a abertura do evento. “A vida é a melhor escolha! esse é o tema da Campanha do Setembro Amarelo deste ano. Estamos aqui para falar de valorização da vida. Para isso, a Prefeitura traz profissionais que lidam com o assunto no dia a dia e, acreditem, salvam vidas”, disse. “Existe remédio pra tudo, e hoje o remédio que trazemos é o falar, o ouvir e acolher. Sentir a dor do outro, ter empatia. Em Cotia, temos três CAPS que fazem um trabalho de escuta, de acolhimento e de tratamento da saúde mental. E, para iniciarmos a nossa programação, vamos acompanhar a apresentação do BatuCAPS e da banda Vide e Verso, dos nossos CAPS”, completou.
Depois da apresentação musical, os presentes acompanharam as palestras: ‘O maior segredo que ninguém te contou sobre suicídio’, com o Dr. Volnei Costa, médico especialista em psiquiatria pelo Hospital do Servidor Público de São Paulo e presidente do Conselho Científico da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA); ‘A vida é a melhor escolha’, com o Dr. Gabriel Bolorini, médico da família e comunidade, formado pela Unifesp, pós-graduado em psiquiatria; ‘A importância da prevenção no cuidado da saúde mental’, com Leila de Oliveira Côrtes, psicóloga clínica, professora de psicologia na Universidade Anhembi Morumbi e Mestre em Ciência da Educação e, ‘Fluxo de atendimento às vítimas de tentativa de suicídio’, com a enfermeira Rosa Teixeira.
Rede de apoio emocional e prevenção de suicídio:
CVV (Centro de Valorização da Vida): 188 funciona 24h (www.cvv.org.br)
CAPS Adulto e CAPS Álcool e Drogas (porta aberta): Rua Topázio, 96, Jardim Nomura
ABRATA (Associação Brasileira de Familiares, amigos e Portadores de Transtornos Afetivos): 11 3256-4831 seg. a sex. das 13h às 17h. (www.abrata.org.br)