quinta-feira, março 27, 2025
17 °c
Cotia
26 ° sex
23 ° sáb
26 ° dom
Menu

Fundo Social de Cotia promove cuidado e acolhimento na Sociedade de São Vicente de Paulo

Durante todo o dia 7/12/2023, alunas do curso de reflexologia, manicure e design de sobrancelhas participaram de aula prática na instituição e atenderam idosos acolhidos no local
Compartilhe esta notícia:

Um dia de cuidados e acolhimento. Assim foi a rotina dos idosos acolhidos na Sociedade de São Vicente de Paulo, conhecida como ‘Vicentinos’, nessa quinta-feira (7/12). Durante todo o dia, turmas dos cursos de manicure, design de sobrancelha e reflexologia, oferecidos gratuitamente pelo Fundo Social de Cotia, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, participaram de uma aula prática junto aos assistidos pela instituição que fica na região central de Cotia.

Aproximadamente 60 idosos foram atendidos pelos alunos. A iniciativa faz parte do projeto de capacitação profissional e social dos participantes dos cursos, eles têm a oportunidade de colocar em prática os seus aprendizados e técnicas e, concomitantemente, promover bem-estar e cuidado para idosos assistidos na instituição. “A gente propõe esta ação social que faz bem para todos os envolvidos, para os alunos, que praticam o que estão aprendendo, e para as pessoas que recebem este cuidado, neste caso, pessoas muito especiais”, comentou Mara Franco, presidente do Fundo Social de Cotia.

Os cursos são ministrados pela instrutora Regina Fragoso. Ela explicou que a ação agrega o desenvolvimento social e proporciona o acolhimento. “Eles ficaram super felizes hoje. Além dos serviços, eles cantaram e se divertiram. Tivemos, também, os cabeleireiros que fizeram escovas e penteados. É uma ação muito importante e significativa do Fundo Social”, disse a professora Regina.

Uma das alunas é Luciene do Carmo Silva, 47 anos, paciente do CAPS de Cotia e aluna do curso de reflexologia. Ela conta como essa atividade mudou a sua vida. “Hoje, eu me sinto muito bem. Quando a Soraya [coordenadora do CAPS] me indicou a professora Regina para mim fazer o curso de reflexologia, eu mudei, assim… muito mesmo. Aquela pessoa deprimida que eu era, não existe mais. Hoje, eu estou realizando um sonho, porque a reflexogia para mim era um sonho já. E eu agradeço ao fundo social, porque eu tô amando, agora eu sou uma pessoa muito mais contente [sic]”, contou Luciene.

A reflexologia é a ciência que estuda a manipulação de áreas reflexas nos pés e nas mãos por meio de massagens. A pressão feita em determinados pontos é capaz de estimular diferentes partes do corpo, buscando harmonizar o que está em desequilíbrio. A instrutora Regina Fragoso explica que a reflexologia não é uma massagem comum, mas sim “um tratamento específico de acordo com o relato da dor do paciente”.