Ação aconteceu na quarta-feira (29/11), pela manhã, na região central. Alvo foram CD’s e cigarros contrabandeados
A Guarda Civil Municipal de Cotia participou de uma operação de combate ao contrabando e à pirataria deflagrada pelo Ministério Público, na manhã desta quarta-feira (29/11), na região central. De acordo com o promotor Ricardo Navarro, a ação resultou em centenas de CD’s piratas e cigarros apreendidos, além da condução à Delegacia de Cotia de cinco pessoas responsáveis pelo comércio destas mercadorias no momento da apreensão.
“A ação tem o objetivo de coibir a prática do contrabando e da pirataria; as cinco pessoas serão liberadas após serem ouvidas pela polícia”, disse o promotor Navarro ao final da operação. Ele explicou, que elas devem ser enquadradas no artigo 184 do Código Penal Brasileiro e no artigo 334, da Lei 13008/2014, que trata sobre contrabando. A pena pode ser de dois a cinco anos de reclusão.
A operação foi deflagrada em vários pontos da região central ao mesmo tempo. O comandante da Guarda Civil Municipal, José Roberto Duarte, fez um balanço positivo da operação. “Apesar da ostensividade da ação, não tivemos nenhum contratempo e a operação correu de forma tranquila e segura para todos”, avaliou.
O promotor afirmou que esta foi a primeira ação de outras que devem acontecer com o apoio da GCM. Em ações futuras, outras mercadorias serão alvo das autoridades. “O objetivo não é prender ninguém, é coibir o crime de contrabando e pirataria”, concluiu Ricardo Navarro.
Para Almir Rodrigues, secretário de Segurança Pública de Cotia, a ação visa desarticular organizações criminosas. “Preservar a integridade do ser humano e combater o crime organizado são as prioridades da Guarda Civil Municipal”, declara.