Evento acontece a cada dois anos para avaliar, discutir e propor melhorias nas políticas públicas de assistência social
Durante toda esta quinta-feira (5/09) aconteceu a XII Conferência Municipal de Assistência Social lotaram o Teatro Niso Viana, na ASSA [Assistência Social Santo Antônio]. O espaço ficou lotado durante todo o evento que começou às 8h e seguiu por volta das 18h. A conferência acontece a cada dois anos com o objetivo de avaliar a aplicação das políticas públicas sociais, além de elaborar propostas que serão apresentadas na etapa estadual do evento. Os presentes também elegeram os delegados que representarão Cotia na Conferência Estadual.
Depois da abertura, leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência, os presentes assistiram a Palestra Magna com o tema central do evento: “Assistência Social é um Direito: Evolução e Desafios do SUAS, ministrada por Carlos Eduardo Ferrari, professor, conteudista e consultor para assuntos relacionados à gestão, implementação e controle social no âmbito da Política Pública de Assistência Social (SUAS) e Inclusão da Pessoa com Deficiência.
“Desde que o prefeito Rogério Franco assumiu a Prefeitura ele determinou uma reestruturação do serviço nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS’s) de Cotia. A nossa rede de atendimento foi ampliada, colaboradores capacitados e, hoje, o atendimento é muito mais humanizado”, disse Mara Franco, titular de Desenvolvimento Social. Ela afirmou que a conferência é fundamental para a cidade, o estado e o país avançarem ainda mais no setor.
A programação contou com deliberação da XI Conferência Municipal de Assistência Social, que aconteceu em 2017. Para Mareny Moraes, diretora consultiva da Assistência Social Santo Antônio (ASSA) e voluntária em projetos sociais da associação, as políticas públicas avançaram muito nos últimos anos e a população precisa compreender que assistência social não é favor. “A população precisa compreender que a assistência social é um direito. Está prevista na lei e não é apenas ajuda com alimento, com bolsa, o serviço social existe para atender naquilo que a pessoa tem necessidade e, em alguns casos, não é financeira”, disse Mareny que atua na ASSA há mais de 20 anos.
Na Conferência também foram eleitos os delegados que representarão Cotia na fase Estadual. Foram eleitos os representantes governamentais: Ângela Maria Maluf, Renata Job Borges de Figueiredo, Adriano Pires de Oliveira, Francisco Luiz Gomes de Carvalho. Representante da assistência social: Daniella Xavier de Oliveira, da Wantuil de Freitas e representante de entidades prestadoras de serviço: Rosângela Mota Zanetti, do Instituto Adhara, e Robson Aparecido Dias, da Casa de Apoio.
Fotos: Vagner Santos