No dia 15 de junho, é lembrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Nesta sexta-feira (15/06), é lembrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Em Cotia, a Prefeitura oferece uma rede de informação, atendimento e acolhimento para este público que, de acordo com o Seade, representa mais de 25.400 pessoas (com mais de 60 anos) vivendo no município. Estudo recente do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, mostrou Cotia entre as 150 melhores cidades brasileira para a 3ª idade viver.
As ações desenvolvidas pela Prefeitura envolvem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos nos equipamentos públicos da rede de assistência social da Secretaria de Desenvolvimento Social, no CRAS Jardim Japão, CRAS Caucaia do Alto, Movimenta Cotia, além de parcerias com a Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer e Organizações da Sociedade Civil (OSC’s), cofinanciadas pela Prefeitura de Cotia.
Por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Prefeitura acompanha 16 casos de violência contra idosos. Os casos envolvem violência física, financeira, risco social e negligência. “O combate à violência contra o idoso deve ser feito por toda a sociedade. Não deixe de denunciar atitudes suspeitas. Os idosos são frágeis e, muitas vezes indefesos”, alertou Mara Franco, Secretária de Desenvolvimento Social de Cotia. “O dia 15 de junho é uma data que lembra ações de combate à violência contra o idoso, mas o combate em si, deve acontecer todos os dias”, completou.
O CREAS recebe denúncias de violência e maus tratas e o denunciante não precisa se identificar. O CREAS fica na Rua Água Marinha, 39, Jardim Nomura. Denúncias também podem ser feitas pelo Disque 100.
A Prefeitura atende mais de 400 idosos em atividades como ginástica adaptada, pilates, encontros de zumba, bailes, oficinas de artesanato, e o recém-criado Clube de Mães. Tem ainda o Projeto Pétalas do Amor, que consiste em ensinar as pessoas a produzirem arranjos de flores, com flores naturais derivadas de eventos e que seriam descartadas, estes arranjos são levados para instituições que atendem idosos.
A rede de atendimento ao idoso em Cotia conta com sete OSC’s que atuam como instituição de longa permanência, destas três são cofinanciadas pela Prefeitura.
Fotos: Vagner Santos