Está em andamento a implantação do primeiro Jardim Sensorial da Prefeitura de Cotia. O local escolhido foi o Fundo Social ‘Nicolas e Enzo Degaki’, em Caucaia do Alto. O projeto está sendo realizado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em parceria com o Fundo Social e com a Secretaria de Desenvolvimento Social. A iniciativa tem ainda a participação direta dos inscritos no Projeto Acolher – que atende crianças autistas e seus responsáveis, por meio de uma parceria com a Unip.
Nesta semana, aconteceu a segunda integração com os participantes do Projeto Acolher. Enquanto as crianças eram atendidas no salão principal do Fundo Social, no Acolher, os responsáveis estavam envolvidos com o projeto ‘Jardim Sensorial – Os Cinco Sentidos’, na área externa.
“Já plantamos diversas espécies de árvores, horta e flores. O Jardim Sensorial oportuniza um despertar de consciência ecológica além de estimular os cinco sentidos humanos”, explicou a Secretaria do Verde. O projeto também prevê o uso de materiais recicláveis que serão utilizados na construção dos caminhos sensoriais, de suportes para plantas aromáticas, brinquedos e acessórios para estímulos, entre outros.
O Jardim Sensorial é um ambiente com plantas, flores, texturas, cores, aromas e sons, proporcionando uma experiência para os sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. O cronograma de implantação do jardim prevê ainda, a participação das crianças com autismo, pois promove relaxamento e bem-estar.
Na publicação ‘Identificação, seleção e caracterização de espécies vegetais destinadas à instalação de jardins sensoriais táteis para deficientes visuais’, de J.F.M.C Leão, o jardim é descrito como ‘um local que permite uma grande experiência sensorial, onde a visão é despertada pelas diferentes cores e formas das plantas, o olfato é aguçado pelos cheiros de flores e frutos, o paladar através da degustação dos alimentos, a audição pelo barulho do vento nas folhas e o tato pelas diferentes texturas encontradas com auxílio, seja das mãos ou dos pés’.
De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o projeto do Jardim Sensorial será trabalhado nas próximas semanas.