Carreta do projeto itinerante ficou estacionada na cidade, na última semana, com diversos experimentos e atrações interativas
Na última semana, a Praça da Matriz recebeu a Carreta do Museu Catavento (projeto itinerante do Museu Catavento que percorre diversas cidades) e mais de 300 pessoas de todas as idades passaram por lá e conferiram diversas apresentações de ciência, biologia, astronomia, experimentos científicos simples, divertidos e totalmente interativos. A programação foi gratuita.
O projeto passou pelo município por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia. “Esta gestão está focada em trazer para Cotia oportunidades culturais que, infelizmente, muitos não têm a oportunidade de conhecer. Estamos trabalhando para sempre trazermos novidades e atrações para a população”, disse Cabo Givaldo, Secretário de Esportes, Cultura e Lazer.
Nos dois dias de visitas (29 e 30/10), o monitor da Carreta do Museu Catavento, Breno Pinho, recepcionou as centenas de pessoas que passaram por lá. “Foi muito legal trazer o projeto para Cotia, normalmente, a carreta atende escolas e abrimos para o público em geral apenas por uma hora por dia, mas aqui foi diferente, pudemos atender a população o dia todo”, disse Breno.
Era comum encontrar os visitantes à procura do Gerador Van de Graaff (famoso por deixar em pé os cabelos daqueles que o tocam). Lívia Corrêa, de apenas nove anos de idade, adorou conhecer tantas novidades. “Minha mãe viu pela internet que o museu estaria aqui e me trouxe. Eu estou amando tudo, principalmente deixar os meus cabelos em pé”, contou a pequena.
Além do gerador, a Carreta também contou com a bancada dos venenosos, bicicleta geradora, pista de embriaguez, “gire como patinadores”, terrário e uma exposição de paisagens cósmicas.
Fotos: Divulgação Secom Cotia