Dentro da programação do Setembro Amarelo – iniciativa que busca reforçar as ações de conscientização e prevenção do suicídio – os moradores do Caputera participaram de uma palestra sobre saúde mental no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro. A programação foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Periferias (SDSP) em parceria com a Secretaria de Saúde. Também teve palestra sobre saúde emocional e relações de trabalho na sede da SDSP para colaboradores.
Durante a conversa com os moradores, o psicólogo Robson, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto, abordou diversos temas relacionados à saúde mental, além de abrir espaço para o diálogo com os moradores e para tirar dúvidas. “O objetivo não foi falar sobre patologias de saúde mental, mas sobre promoção da saúde mental. Medidas simples no cotidiano e de cuidados diários impactam positivamente na saúde mental”, destacou o psicólogo.
No encontro o psicólogo também alertou sobre a importância de evitar prazerem momentâneos como os proporcionados pelo álcool e outras substâncias, por jogos e apostas, ao passo que lançar mão de alimentação adequada, vínculos familiares e com a comunidade, fazer amizades, participar de oficinas trazem benefícios à saúde mental.
Os serviços de saúde mental oferecidos pela Secretaria de Saúde também foram apresentados aos participantes como porta de entrada para ajuda a tratamento em casos de crises de ansiedade, depressão, entre outros. “Falamos muito sobre os atendimentos oferecidos como forma de ajuda e alertamos sobre comportamentos inadequados que precisam ser avaliados e não normalizados, como agressividade, por exemplo”, destacou Robson.