Fotos: Juliano Barbosa
Nesta quinta-feira, 14 de dezembro de 2023, com o apoio da Prefeitura de Cotia, a unidade do projeto Mundoteca recebeu a visita dos pilotos da Stock Car, Allam Khodair e Felipe Fraga, da equipe Blau Motorsport. Os pilotos dividiram um pouco de suas trajetórias e suas relações com o universo da leitura. A visita fez parte de um projeto da Blau Farmacêutica. Desta vez, a entidade escolhida foi o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ) de Cotia que, desde junho deste ano, tem uma Mundoteca instalada. Estavam presentes crianças assistidas pelo CAPS IJ e alunos da E.M Francisca Manoel de Oliveira.
Os pilotos interagiram com as crianças, contaram histórias e responderam perguntas. “É muito gratificante poder participar de uma ação como essa, que leva alegria e conhecimento para essas crianças. Foi aqui [em Cotia] que eu ganhei uma das minhas primeiras corridas de kart, ali no autódromo da Granja Viana. Acredito que a gente tem um braço na competição e um braço social”, disse o piloto Allam Khodair.
A diretora da E.M Francisca Manoel de Oliveira, Maria Socorro Marques, responsável pelos alunos presentes, falou sobre a importância da ação para as crianças. “Este trabalho é muito importante. A sala Mundoteca vem para contribuir para o incentivo da leitura. Essa ação foi fantástica para que as crianças pudessem trabalhar a imaginação que é tão poderosa, né!? Contribui para as crianças sonharem e conhecerem mais o mundo através das histórias deles [dos pilotos] e da leitura”, disse Socorro.
Ao final, todas as crianças receberam um boné de presente da empresa farmacêutica, entregue pelos pilotos.
Sobre a Mundoteca de Cotia
A Mundoteca é realizada com recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet, com patrocínio da empresa Blau Farmacêutica, apoio da Prefeitura de Cotia, realização da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal. Com patrocínio da empresa Blau Farmacêutica, a unidade de Cotia conta um espaço de leitura com acervo de 250 livros, sendo 10% reservado para obras em braile e audiolivros.