A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou as ações de combate à dengue com a implantação da ‘Operação Cata-treco contra a Dengue’. Toda quarta-feira, um bairro receberá o caminhão da operação fazendo a recolha de inservíveis que podem acumular água parada e servirem de criadouro do mosquito Aedes aegypti. Nesta quarta-feira (23/04), a operação passou pelo bairro Jd. Santa Ângela, já no dia 30/04 (quarta-feira da próxima semana), é a vez do Jd. Petrópolis receber a operação.
De acordo com a Vigilância Ambiental, responsável pelo controle de vetores em Cotia, o acompanhamento e mapeamento das regiões com maior índice larvário e maior número de casos de dengue têm prioridade na programação do Cata-treco contra a Dengue. Os moradores podem descartar pneus, latas em geral, embalagens pet, garrafas de vidro, sacolas e qualquer recipiente inutilizável que possa acumular água.
O material é recolhido na parte externa do imóvel. A Vigilância Ambiental destacou, no entanto, que restos de construção e entulho não são recolhidos pela operação. A ação conta com o apoio da Secretaria de Obras e Infraestrutura e o material recolhido é enviado para a cooperativa de reciclagem.
Serviço
Operação Cata-treco contra a Dengue
Dia 30 de abril de 2025 (quarta-feira)
Horário: a partir das 9h
Local: Jardim Petrópolis
Recolhimento de: pneus, latas em geral, embalagens pet, garrafas de vidro, sacolas e qualquer recipiente inutilizável que possa acumular água parada e se tornar criadouro de larvas do mosquito transmissor da doença. O material deve ser deixado pelo morador na calçada do imóvel. ATENÇÃO: não será recolhido resto de construção e entulho.