Nesta semana, alunos da E.M Jardim do Engenho e da E.M Chácara Cantagalo iniciaram a participação na Escola de Robótica SESI de iniciação em programação, automação e princípios da robótica. A participação dos alunos foi viabilizada por meio de uma parceria entre o SESI Cotia e a Secretaria de Educação. Ao todo, 71 alunos, com idade entre 8 a 15 anos, estão sendo contemplados no contraturno escolar.
As aulas acontecerão até o fim do 1º semestre deste ano e os alunos terão a oportunidade de ampliar o desenvolvimento em pensamento científico, crítico e criativo; pensamento computacional; resolução de situação-problema; cultura maker e projetos de autoria e, trabalho em equipe (colaboração, respeito, empatia e etc.).
Cada turma tem duas aulas semanais, na própria unidade do SESI Cotia, e o transporte é oferecido pela Secretaria de Educação. Cada aula tem duração de 90 minutos e todo o curso tem 40 horas de duração. Neste período, os alunos participarão de atividades dinâmicas, práticas para exercício do conteúdo aplicado e conceitos básicos de programação utilizando software orientado ao objetivo (programação por blocos).
“Este é um projeto maravilhoso e estamos muito felizes com a parceria proposta pelo SESI Cotia. Espero que esta parceria possa se fortalecer para que mais crianças da nossa rede possam ser beneficiadas”, disse Luciano Corrêa, secretário de Educação de Cotia.
“Para o SESI-Cotia é uma satisfação ampliar o acesso ao conhecimento, oferecendo nosso espaço e metodologia para outras crianças e jovens, que poderão compartilhar esses saberes”, disse a diretora escolar Carla Mendes.