quinta-feira, março 20, 2025
17 °c
Cotia
26 ° sex
23 ° sáb
26 ° dom
Menu

Prefeitura apresenta nova política de relacionamento com empresários  

Compartilhe esta notícia:

 Secretaria de Emprego e Trabalho fo reestruturada para auxiliar as empresas no recrutamento de pessoal com o encaminhamento da mão de obra

Para apresentar o novo momento político-administrativo de Cotia, a Prefeitura realizou o Simpósio “Cotia no Mercado de Trabalho”, nesta quinta-feira (31/08), no Centro Cultural Wurth. Centenas de gestores empresariais do município participaram deste que foi um grande momento, tanto para os empresários, quanto para a população que busca uma oportunidade de trabalho.

A partir da nova política de relacionamento, implantada pelo prefeito Rogério Franco, fortalece-se o canal para que as empresas anunciem suas vagas de trabalho e o poder público, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), recrute a mão de obra que atenda às suas exigências. A proposta da prefeitura é aproximar o poder público municipal dos nomes que movimentam a economia e o mercado de trabalho na cidade. Entre as medidas implantadas pela Administração Municipal esteve a reestruturação do PAT, que passa a estar preparado para auxiliar as empresas a encontrarem a melhor mão de obra e, ao mesmo tempo, ajudar a população a conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Durante o evento, que consolidou a proposta de parceria e de abertura de um canal de diálogo entre Prefeitura e setor empresarial de Cotia, a administração municipal, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego, promoveu duas palestras, uma com Miguel Monzu, ex-diretor de multinacionais, administrador com MBA em Gestão de Pessoas, professor, coach executivo, consultor e palestrante que abordou o tema “Propósito e Resultado”.

A segunda palestra foi “Olhando a crise em perspectiva – quais os ganhos e as perdas”, com Leandro Karnal, historiador, professor da Unicamp na área de História da América, filósofo e autor de best-sellers. “A Prefeitura de Cotia dá um passo à frente com esta aproximação com empresários, afinal, são eles que geram emprego e renda no município. Trazer estas palestras, com pessoas de destaque, mostra que o poder público está preocupado em somar e aproximar cada vez mais do setor produtivo de Cotia”, disse o prefeito Rogério Franco.

Segundo ele, as ações em conjunto precisam ser consolidadas, pois setor empresarial forte significa emprego e renda para o município. “É um consenso: o caminho para o futuro é poder público, iniciativa privada e a população discutindo as soluções para os problemas da cidade para crescerem juntos”, completou o prefeito.

Durante o evento, o Secretário de Trabalho e Emprego, Luis Gustavo Napolitano, detalhou os projetos da prefeitura e como o poder público pretende atuar para fortalecer a relação com o setor produtivo e de serviços do município, além de apresentar alguns resultados já obtidos desde o início do ano. “Atendemos 50 mil pessoas, desde seguro desemprego, encaminhamento para vagas e formações. Conseguirmos a colocação de 384 pessoas por meio do PAT e vamos trabalhar para este número aumentar muito mais”, disse Napolitano. Em sua palestra, Miguel Manzu falou da importância de parcerias entre a iniciativa privada e o poder público para qualificar cada vez mais mão de obra da própria cidade. “Vamos sentar com o poder público, dizer o que precisamos e entregar o nosso propósito”, sugeriu aos presentes. Ele destacou ajudas mútuas entre as partes como leis de incentivos; envolvimento de colaboradores em voluntariado; trabalho coletivo e colaborativo, entre outros.

O ponto alto do evento foi a palestra com Leandro Karnal. Por mais de uma hora, o palestrante falou da crise e sobre as oportunidades de crescimento que ela traz para gestões públicas e privadas. “A crise nos faz pensar e inovar para sairmos dela. Nos permite romper com o estado repetitivo e romper paradigmas”, disse Karnal.

Prestigiaram o Simpósio os vereadores Marcos Nena, Edson Silva, Marcinho Prates, Fernando Jão, professor Osmar, Eduardo Nascimento e Pedinha, os secretários Ricardo Secomandi (Meio Ambiente), José Roberto Baraúna (Desenvolvimento Urbano), Marcos Menão (Comunicação), Joaquim Brechó (Transportes e Trânsito), Mara Franco (Desenvolvimento Social), Paulo Godoy (Fazenda), André Vasques (Educação), Sérgio Folha (Habitação) e Raphael Camargo (Gestão Estratégica e Inovação), além dos secretários adjuntos Cristiano Freitas (Trabalho e Emprego), Ângela Maluf (Saúde) e Fabiano Silva (Gestão Estratégica e Inovação). O deputado estadual Marcio Camargo, o presidente da Ciesp e o promotor Ricardo Navarro também acompanharam o Simpósio.

_MG_8709 copiar_MG_8711 copiar_MG_8764 copiar_MG_9048 copiar_MG_9195 copiar_MG_9223 copiar_MG_9271 copiar_MG_9275 copiar_MG_8835 copiar_MG_9235 copiar