A E.M Crianças de Cotia II, que fica no bairro Parque Miguel Mirizola, está sendo totalmente reformada pela Prefeitura de Cotia. A unidade está entre as 30 que estão recebendo todo o cuidado que merecem por parte do poder público. Os trabalhos atendem a um apelo antigo das direções e das coordenações das escolas. Está sendo feita toda a parte elétrica, hidráulica, manutenção nas paredes, forro, telhado, pisos, portas, janelas, entre outras melhorias, além da instalação de novos ambientes, como a sala de direção, sala para secretaria com espaço próprio para arquivo, sala para coordenação e professores, despensa para cozinha e uma sala/ambiente que será utilizada para estudos com suporte para que alunos e professores desenvolvam projetos e atividades.
De acordo com a diretora, Maria Aparecida da Rocha, a Cidinha, a escola tinha espaços restritos e diversos departamentos funcionavam no mesmo espaço. A secretaria, a direção e a coordenação dividiam o mesmo ambiente antes da reforma. A situação era um problema, pois a rotina de cada área escolar esbarrava na outra. “A reforma e ampliação da E.M Crianças de Cotia II foi muito esperada por todos da equipe escolar e pela comunidade em geral”, comemorou a diretora.
Para ela, as melhorias implantadas pela Prefeitura chegaram em boa hora. “Sabemos que uma infraestrutura escolar adequada tem grande influência no processo de aprendizagem do aluno e no bom funcionamento da escola. Estamos na expectativa quanto ao retorno das aulas [presenciais], assim que for possível, para ver a carinha de cada um quando virem a escola toda linda para eles”, disse Cidinha.
A escola existe desde 1989 e era da rede estadual. Em 1998 passou para o município. A diretora explicou que a conservação do prédio era boa, graças a um trabalho de conscientização que sempre fizeram com os alunos, mas os espaços estavam limitados. “[a escola] passou por reforma apenas em 2013, porém não houve ampliação”, lembrou Cidinha.
Assim que houver situação segura, em relação à pandemia do coronavírus, alunos, professores e toda a comunidade será surpreendida com uma nova escola. “Um ambiente novo, mais agradável e estimulante que garantirá mais conforto e bem-estar, não apenas aos alunos, mas também aos professores e a toda a comunidade escolar”, concluiu a diretora.
Fotos: Alexandre Rezende