Por conta de sua vasta extensão territorial, o município de Cotia acaba sendo cenário para a prática criminosa de descarte irregular de lixo, entulho, móveis velhos, entre outros, em córregos, terrenos e até em ruas e estradas. Nesta semana, por exemplo, equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos fez o trabalho de limpeza na Rua João Pires Pereira, no bairro Jardim São Luiz, em Caucaia do Alto. Além disso, foram afixadas placas indicando que é proibido jogar lixo no local com base na legislação (Leis 1151/2001 e 1765/2013) e que prevê multas. A população pode denunciar.
A equipe de Obras utilizou máquinas e caminhões para fazer a retirada de uma grande quantidade de entulho, lixo, pedaços de móveis, entre outros. “Este tipo de descarte é crime, é crime ambiental e é passível de punição. Além de ser um grande transtorno para os moradores, tem impacto na saúde pública, pois transforma-se em criadouro de roedores e insetos, como o mosquito da dengue”, disse o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Ronaldo Luiz.
O secretário lembrou que a população pode ajudar a Prefeitura a punir esta prática criminosa denunciando para a Guarda Ambiental (0800 878 1100, 2ª a 6ª, das 8h às 17h), para a Guarda Civil (153, 24h) ou para a Polícia Militar (190, 24h). “As pessoas têm todo o direito de viver em um lugar bem cuidado, livre de mau cheiro, contaminação e outros problemas, mas também precisam chamar para si o dever de cuidar do seu espaço de denunciar irregularidades”, completou. O denunciante pode fotografar ou anotar a placa do veículo utilizado para o descarte irregular de entulhos e informar na hora da denúncia.
Fotos: Divulgação