A OSC será responsável pelo Centro de Convivência que funciona das 8h às 17h, com possibilidade de per noite
A Prefeitura de Cotia formalizou um Termo de Fomento com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo em Cotia com vistas ao atendimento e acolhimento de pessoas em situação de rua. A medida foi tomada em conformidade com a Lei Federal 13.019/2014 e o Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua já está em funcionamento, em Caucaia do Alto.
A medida faz parte de um novo modelo de atendimento a este público lançado pelo poder público municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social. Foi lançado um edital de chamamento para que entidades sem fins lucrativos e organizações religiosas enviassem as suas propostas. “Finalizamos o processo e a OSC declarada apta a formalizar este termo com a Prefeitura foi a Igreja. O Centro de Convivência funciona na modalidade Centro Dia e, diferentemente do atendimento que era prestado no município, há a possibilidade de per noite dos encaminhados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, sob a supervisão do Centro de Referência Especializado de Assistência Social [CREAS]”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Mara Franco.
As pessoas de outras cidades que vivem em situação de rua em Cotia e que demonstrarem interesse de voltar para suas cidades terão a passagem comprada pela municipalidade. De acordo com a Secretaria, mais de dez pessoas que estavam em situação de rua no município foram atendidas pelo CREAS e encaminhadas para a Frente de Trabalho, recentemente.
A OSC oferecerá atendimento imediato e emergencial, das 8h às 17h, com profissionais preparados promovendo oficinas técnicas em economia solidária, oficina de música, oficina produtiva, palestras e outras atividades correlatas. O Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua fica na Estrada Água Espraiada, 1.100, Caucaia do Alto.