Foto: Alexandre Rezende
No sábado (11/12), a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher de Cotia, realizou um evento sobre aproveitamento integral dos alimentos na Escola Municipal Danielli Albuquerque Mathias, em Caucaia do Alto, para ensinar as pessoas como utilizar na alimentação cascas, talos, sementes, e outros, que, via de regra, seriam descartados.
‘Você sabia que as cascas de batatas têm mais vitamina C do que uma laranja? E que a casca da banana tem mais nutrientes do que a própria banana?’ Essas e muitas outras informações e receitas foram ensinadas aos participantes. E ainda teve degustação de pãezinhos com Ora Pro-Nóbis, bolo de cascas de banana e suco de casca de abacaxi com limão e hortelã.
À frente da iniciativa, a Vice-Prefeita e Secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher de Cotia, ressaltou a importância de conhecermos os alimentos em sua integralidade e também outras opções de nutrição como as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). “Assim como nenhuma pessoa pode ser desprezada, nenhum alimento, nenhuma parte deles deve ser rejeitada”, disse. “Cascas, talos, sementes, folhas e flores, muitas vezes, têm mais nutrientes dos que as frutas ou raízes que estamos acostumados a comer”, ressaltou. Ela mesma preparou pãezinhos com Ora Pro-Nóbis temperada no azeite, sal e vinagre. Todos os participantes se surpreenderam com o sabor delicioso e anotaram a receita.
“A Ora Pro-Nóbis é uma trepadeira de folhas sedosas e suculentas que nasce com facilidade em todo tipo de terreno e tem tanta proteína quanto a carne”, comentou a Vice-Prefeita. “É só vocês plantarem, regarem bastante e depois começarem a colher as folhas para colocar em omeletes, sucos, saladas e temperadas no pãozinho como eu fiz”, ensinou.
O evento contou com a participação dos nutricionistas Igor Nogueira Andrade e Marilia Ribeiro, da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, que está trazendo o Bom Prato para Cotia.
Além de dar muitas dicas sobre os nutrientes de partes dos alimentos como as cascas da banana, do abacaxi e da batata, as sementes da abóbora, entre outras, eles ainda ensinaram sobre higienização dos alimentos, conservação, congelamento e contaram sobre todo o controle de qualidade e nutricional, a segurança alimentar envolvida no preparo dos alimentos do Bom Prato. “A gente sabe que hoje as pessoas não têm muito tempo para preparar sucos, por exemplo, mas é muito melhor você fazer uma quantidade grande de suco natural e congelar do que usar aqueles suquinhos em pó que fazem muito mal à saúde”, disse Igor.
Pais, funcionários da escola e moradores da região consideraram as informações muito importantes, valorizando cascas, talos e sementes. “Fiquei muito feliz em participar, espero que vocês possam fazer outros encontros como esse, pois estas informações são muito importantes”, disse a moradora Camila Raquel.