Por meio do Programa Saúde Bucal, a Secretaria da Saúde de Cotia tem ajudado famílias de baixa renda a deixar de lado o sorriso acanhado em razão dos mais variados tipos de problemas dentários e a transformá-lo e cartão de visitas nas relações sociais.
Em curso há mais de uma década, a ação é desenvolvida em dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOS) – Caucaia do Alto e bairro Atalaia –, em 11 Unidades Básicas de Saúde (veja relação abaixo) e na Policlínica. Juntos, os espaços atenderam 1.423 pacientes em janeiro, 1.646 em fevereiro e 1.951 em março.
Segundo a coordenadora do programa, Roberta Brugugnoli Nunes, os números expressivos de atendimento revelam que hoje as pessoas estão mais preocupadas não apenas com a saúde bucal, mas também com a questão estética.
“A oferta do serviço nos últimos anos e o maior acesso à informação contribuíram para aumentar essa preocupação. Atualmente, a pessoa sabe que se não tem saúde na boca o corpo também não está saudável. A gente nota que o paciente eleva sua autoestima quando cuida dos dentes.”
De acordo com a dentista, o trabalho humanizado e de aconselhamento aos pacientes apregoado pelo prefeito Rogério Franco é voltado à importância de se iniciar o tratamento e dar seguimento até a sua conclusão. “É preciso que a pessoa faça o diagnóstico e, se precisar do tratamento, que o faça até o final. Não se pode procurar o dentista apenas nas emergências. O tratamento e a visita regular ajudam a evitar a perda da dentição e a diagnosticar possíveis doenças na boca, como o câncer”, alerta.
Nos CEOS, são atendidos os chamados pacientes especiais, como hipertensos, diabéticos e gestantes. Nessas unidades são oferecidos os serviços de endodontia, periodontia, diagnóstico bucal e cirurgia oral – procedimento ambulatorial, como remoção de cistos e molares.
Na Policlínica e nas UBSs são feitos restauração, remoção de cáries, limpeza, extração e periodontia básica. O atendimento nas unidades ocorre de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
A dona de casa Célia Maria de Moraes, 43 anos, iniciou em janeiro tratamento na UBS do bairro Água Espraiada, em Caucaia. Ela faz tratamento de cárie e limpeza com a doutora Lilian Cristina Barros Martins Crunfli.
Rede Cegonha
As gestantes atendidas pela Rede Cegonha também são analisadas pelo Programa Saúde Bucal quando passam por consulta médica. O acompanhamento é feito até o terceiro mês após o nascimento do bebê.
“Esse acompanhamento é extremamente importante, porque a gestante com doença bucal corre o risco de ter parto pré-maturo”, alerta Roberta Brugugnoli.
Para uma boa saúde bucal é preciso que a pessoa faça o uso regular de fio dental e a escovação sempre após as refeições. Recomenda-se ainda evitar o abuso na ingestão de alimentos e bebidas que contenham açúcar.
A visita ao dentista deve ser feita ao menos uma vez ao ano. A troca da escova é recomendada a cada três meses, ou antes, se as cerdas estiverem desfiadas.
Campanha
No próximo sábado (13), o chamado Dia D da vacinação contra a gripe influenza, a Secretaria da Saúde também promoverá a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, com atendimento em quatro locais: CEO Caucaia, UBS Portão, ASSA e Atalaia.
Serviço – As UBSs que oferecem o serviço são: Recanto Suave, Santa Ângela, ASSA, Engenho, Rio Cotia, Sandra, Caputera, Água Espraiada, Jardim Japão, Arco-Íris e Parque Alexandra.