Caminhada, apresentação musical, contação de história e atividades para crianças acontecerão no domingo (13/11)
Depois de uma pausa de dois anos – por conta das medidas de proteção à pandemia – a ‘5ª Caminhada pela Cultura de Paz e Não-Violência de Cotia’ será presencial e está marcada para domingo (13/11). No mesmo dia, acontecerá a celebração ‘Consciência Negra’, pela passagem do Dia da Consciência Negra (20/11). A programação acontecerá na Praça dos Romeiros, em Caucaia do Alto, das 10h às 17h, com diversas atrações culturais e musicais para a população. A caminhada sairá da entrada de Caucaia [veja programação abaixo].
O movimento ‘Caminhada pela Cultura de Paz e Não-Violência de Cotia’ nasceu em 2018 com o apoio da Secretaria de Cultura e Lazer e tem o objetivo de promover a paz entre religiões e culturas, respeito à diversidade, valorização da pessoa humana e a defesa da igualdade de direitos. A Cultura de Paz de Cotia é realizada pela Equipe de Base Warmis – Convergência das Culturas, Mensagem de Silo, Instituto Gira Sol, Ilê Orixá Obá Ayrá, Casa de Ayrá Tradição e Cultura, Parque de Estudos e Reflexão de Caucaia do Alto e Secretarias de Cultura e Lazer, dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, com apoio da Secretaria de Educação.
“Esse movimento [Cultura de Paz] nasceu para construir pontes e vem sendo feito a muitas mãos. Representantes culturais e de diversas religiões se uniram para levar uma mensagem que desconstrua preconceitos e estabeleça respeito. Uma sociedade jamais poderá evoluir enquanto houver margens para preconceitos e pré-conceitos. Isso se desconstrói com informação, conscientização e é isso que este movimento tem feito desde 2018, quando ganhou as ruas de Cotia e o Brasil”, disse Gilmar de Almeida, gestor cultural de Cotia. Em 2020 e 2021, a Caminhada aconteceu de forma remota e contou com representantes culturais e com movimentos religiosos do Brasil todo, inclusive do exterior.
Neste ano, a ‘Cultura de Paz’ será seguida da celebração do ‘Dia da Consciência Negra’, fortalecendo a mensagem de respeito e de harmonia entre as culturas, as etnias, as religiões e toda forma de diversidade. Haverá tendas de pintura de rosto, tranças, contação de histórias, entre outros, voltados para desconstrução de preconceitos.
“Estamos muito felizes que, neste ano, a Caminhada pela Cultura de Paz será celebrada no mês da Consciência Negra. Pessoas informadas e conscientes não têm amarras com preconceitos. A falta de respeito com a diversidade nos apequena enquanto seres humanos. Cotia manda o seu recado para o Brasil e para o mundo: ‘aqui, temos uma cultura de paz que dissemina amor, respeito, união e o fim da violência étnica, religiosa, cultural. Há espaço para todos vivermos em harmonia e respeito”, disse Ângela Maluf, vice-prefeita e Secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher e embaixadora da Caminhada pela Cultura de Paz de Cotia.
Serviço
5ª Caminhada pela Cultura de Paz e Não-Violência & Consciência Negra
Dia 13 de novembro (Domingo)
Das 10h às 17h
Local: Praça dos Romeiros – Caucaia do Alto
Programação:
Caminhada de Cultura de Paz e Não-Violência 2022
- Concentração às 10h: ao lado do Estádio de Caucaia | passa pelo centro, Igreja Matriz e termina na Praça dos Romeiros (onde terá programação cultural)
- Abertura: apresentação da Comissão de Organização da Cultura de Paz (Tema central: Educação)
Apresentação cultural:
- Grupo Guaçatom
- Cia Baru – Instituto Gira-Sol
- Preto F (Fernando Mendes – Breaking)
- Preto Realista
- Paulo de Assis e Davi (Banda Black Jack)
- Triunfo Rap Nacional (Adelmo Oliveira – Rap)
- Val Bahia (clássicos da música brasileira)
- Mano Kimba, Damyen MC e Dih Happy (Rap)
- Banda Conexão SP (Ricardo José da Silva)
- Desfile de Moda Afro
Tendas:
- Tranças
- Pintura de rosto
- Contação de história
- Brinquedo inflável
- Pipoca
- Algodão doce
- Refrigerante
Feira de Artes e Artesanato