Fotos: Juliano Barbosa
Projeto ‘Me Abraça’ levou a ‘Terapia Cão Carinho’, contação de história com o quarteto ‘Um passarinho me contou’ e ‘Páscoa Solidária’ para a programação
Em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo [lembrado em 2 de abril], o Projeto Acolher recebeu uma programação especial na manhã desta terça-feira (4/04). Por meio do Projeto Me Abraça, a Secretaria de Desenvolvimento Social levou atividade assistida com animais, da ong ‘Terapia Cão Carinho’ e contação de história e música, com o quarteto ‘Um passarinho me contou’. As crianças também receberam ovos de chocolate do Projeto Páscoa Solidária.
Voluntários da Terapia Cão Carinho realizaram atividades de integração entre as crianças e os cães. Brincadeiras, passeio na área externa do Fundo Social de Caucaia, alegria e muito carinho deram o tom à atividade. “A gente faz este trabalho em hospitais, asilos e o resultado é muito bom. Os cães transmitem esta energia boa e é uma sinergia maravilhosa com os pacientes”, disse Edna Laura Guimarães.
Durante a participação do quarteto ‘Um passarinho me contou’, as crianças e os responsáveis acompanharam uma contação de história com música sobre ‘Os três porquinhos’. “Nossa atividade busca trazer alegria, mas também estimular as crianças e os adultos a lerem histórias. Pais, leiam sempre para as crianças”, disse a voluntária Solange Fonseca.
O pequeno Miguel, que mora no Jardim das Oliveiras, é recém-chegado ao grupo do Acolher e, segundo a mãe, está adorando. “Tem uns dois anos que mudei para Cotia e ele [Miguel] não tinha um projeto como este lá onde a gente morava. Está sendo muito bom pra ele e pra família toda [sic]”, disse Cilene Josefa da Silva, mãe do Miguel.
A Secretária dos Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher esteve no local e agradeceu a todos os envolvidos com a programação. “Agradeço a todos vocês por este trabalho feito para quem precisa. Nenhum de nós é 100% nada, mas juntos a gente consegue vencer”, disse.
O Projeto Acolher é realizado pela Secretaria de Saúde, com o apoio do Desenvolvimento Social e do Fundo Social, atende crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em encontros semanais com diversas atividades como: rodas de terapia, palestras para os responsáveis pelas crianças, troca de experiências, além de atendimento com estagiários do curso de fisioterapia da da Unip. A ong ‘Patas Sem Dono’ e a ‘Clínica Veterinária Fernandes’ apoiaram a ação desta terça-feira.