Por meio do Projeto Político Pedagógico (PPP), o C.E Recanto Suave, em Cotia, desenvolve ação permanente sobre alimentação e meio ambiente com os alunos
A escola é um local privilegiado para a promoção da saúde, da alimentação saudável e de atividades físicas. Neste universo, educadores se valem de material educativo, lançam projetos e iniciativas que buscam despertar nos alunos a conscientização sobre os benefícios destes hábitos para a vida. Dentro desta premissa, o C.E Recanto Suave, localizado em bairro do mesmo nome, em Cotia, realiza o Projeto Político Pedagógico (PPP) Diversidade Alimentar e Cultural e, neste ano, o tema que vem sendo trabalhado com as crianças é Alimentação.
O projeto contempla o plantio da horta, cuidado, colheita e o consumo dos produtos. “Percebemos que, durante as refeições, as crianças deixavam os legumes e salada no prato, este foi o ponto de partida para nossas atividades do projeto para o ano”, explicou a professora Roberta Cristina Mariano.
Para reverter a situação, os alunos foram inseridos em ações que estimulam o hábito de experimentar e cultivar alimentação saudável. “Começamos com contação de histórias, brincadeiras cantadas e interpretadas e depois criamos atividades variadas como degustar salada, plantio de legumes, verduras e temperos, fizemos até uma tabela do que mais gostaram”, disse a professora. O resultado é que os alunos se envolvem com o cuidado e cultivo dos alimentos e aceitam provar quando são postos à mesa.
A sustentabilidade também está presente. No C.E Recanto Suave, garrafas pets e pneus que, ao invés poluírem o meio ambiente, deram forma a canteiros, uma casinha e se transformaram em vasos de plantas.
Mostra Cultural
O resultado deste projeto vai ganhar espaço na Mostra Cultural que a escola realizará no dia 7 de outubro. “Os professores farão uma exposição de todos os trabalhos dos alunos referentes ao projeto Alimentação, teremos apresentação de danças voltadas ao tema alimentação, compotas, plantio de mudas em suportes reciclados em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária”, adiantou a professora. Quem passar pela Mostra Cultural contará ainda com a venda de doces, pastéis e refrigerantes.
O C.E Recanto Suave conta com 200 alunos, todos estão envolvidos com o PPP da escola sob a coordenação da diretora Miriam Mika Mori, com o apoio e participação de todos os funcionários da unidade escolar.