Ao longo de 2019, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, realizou diversos eventos culturais e ofereceu dezenas de oportunidades de capacitação em oficinas gratuitas, além disso, uma extensa programação de cinema aconteceu durante todo o ano na Biblioteca Batista Cepelos e, a partir de outubro, na Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, em Caucaia. Foram diversas oficinas com renomados profissionais que trouxeram informações e aulas práticas sobre temas relacionados ao cinema, patrimônio histórico, webclipe, entre outros. Toda a programação foi gratuita e beneficiou pessoas de todas as idades.
“A cultura esteve bastante movimentada ao longo do ano. Fazemos uma balanço positivo e, para 2020, o projeto é continuar com o ritmo de eventos, oficinas e atrações para a população”, disse Cabo Givaldo, secretário de Esportes, Cultura e Lazer. Ele lembrou que o Departamento de Cultura da secretaria ampliou e reforçou importantes parcerias que oportunizaram uma rica grade de eventos em Cotia. “Ampliamos a parceria com o Ponto MIS e, desde outubro, a biblioteca de Caucaia do Alto passou a receber a programação de cinema gratuito para os moradores”, destacou.
Os eventos culturais ganharam praças públicas como o Sarau, Slam, Show de Talentos, Exposição de Carros Antigos, BiblioSesc, Encontro Poético, Caminhada da Cultura de Paz, Circuito Sesc, Projeto EmCena Brasil, workshop para artesãos, entre outros.
Entre as oficinas gratuitas estiveram oficinas de cinema, de fotografia mobile, de grafite, de narração de história, arte da palhaçaria, de direção cinematográfica artística, de webclipe, de representação LGBTQ nas telas audiovisuais, de horror no cinema brasileiro, da história da atuação do cinema, de patrimônio histórico e sua preservação e de fotografia e iluminação.
Aconteceram aulas de teatro, de dança cigana, danças brasileiras e muito mais. “A pujança cultural em Cotia foi largamente percebida neste ano. Programação gratuita e de qualidade aconteceram em Cotia e em Caucaia do Alto. Teremos muitas novidades em 2020”, disse Gilmar de Almeida, gestor de Cultura de Cotia.