Por dois meses, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Cotia realizou o Programa de Capacitação Externa com uma série palestras para orientar funcionários que atuam na atenção básica sobre técnicas de primeiros-socorros, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), da Secretaria de Saúde. A capacitação terminou nesta quinta-feira (26/07) e, em breve, novas turmas serão montadas com funcionários das especialidades, dos prontos-atendimentos e com os funcionários da Atenção Básica que não participaram neste momento.
A primeira metade do encontro foi dedicada à sensibilização a respeito do que é o SAMU, como e quando acioná-lo, entre outros. “Muitas vezes, um paciente chega à atenção básica com crise de hipertensão, esta é uma situação que pode ser resolvida pela própria equipe da UBS, mas em muitos casos optam por acionar o SAMU”, salientou Renata Santos, coordenadora do SAMU de Cotia. “Precisamos da colaboração de vocês [atenção básica] para que o SAMU seja acionado apenas em caso de real necessidade”, completou.
De acordo com o secretário de Saúde, Magno Sauter, a iniciativa busca, entre outros, a reciclagem dos funcionários, atualização de protocolos e aprimorar conhecimentos. “Além da capacitação é feita uma avaliação para analisarmos o aproveitamento. A ideia é termos os funcionários da rede cada vez mais preparados para todos os tipos de atendimento”, disse o secretário.
Na segunda parte da capacitação, o SAMU passou algumas técnicas de primeiros-socorros, manobras de salvamento, entre outros.
Fotos: Vagner Santos