Cerca de 300 pessoas participaram de um simulado de resgate de vítimas de acidentes de trem, no início do mês. As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Caucaia do Alto e de Cotia participaram do treinamento que envolveu o socorro de mais de 80 vítimas. O treinamento aconteceu entre as estações da CPTM Santa Rita e Amador Bueno, em Itapevi. O simulado foi realizado pelo SAMU Regional Oeste. Um helicóptero da Polícia Militar foi usado no treinamento.
De acordo com o SAMU, este foi o primeiro treinamento de descarrilamento em linha férrea feita no Brasil com a participação de equipes multidisciplinares e que buscou o aprimoramento do trabalho conjunto. “Este tipo de trabalho é fundamental para qualquer pessoa que atue em resgate. Algumas situações reais não nos dão tempo para pensar muito no que fazer, por isso, é ali, no simulado, que podemos ver os erros e aprimorar ainda mais as nossas ações”, disse a enfermeira Renata Santos, coordenadora do SAMU de Cotia.
O simulado contou com tendas para que os socorristas removessem as vítimas da cena do acidente, os feridos foram triados e separados de acordo com a gravidade. Participaram do treinamento a Polícia Militar, CPTM, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Exército, Bombeiros, CCR e SAMU.
Fotos: Divulgação