Em um mês, a Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Saúde, conseguiu avançar a fila de espera por fisioterapia e está atendendo pacientes que aguardavam pela terapia há mais de um ano. Isso porque, a secretaria conseguiu montou um grupo de atendimento com seis fisioterapeutas para atender pacientes com queixa de dor crônica e patologias de leve à média gravidade: o “Grupo da Dor”.
Os pacientes são oriundos do Centro de Fisioterapia e Ortopedia (Cefor). Depois de uma triagem, para avaliar o tipo de terapia indicada, o paciente é direcionado para o “Grupo da Dor”, onde recebem atendimento com fisioterapeutas, uma vez por semana, em sessões que duram uma hora. “O objetivo é ampliarmos a capacidade de atendimento e, em um curto período, enxugarmos a fila da fisioterapia”, destacou Magno Sauter, Secretário de Saúde.
De acordo com o professor doutor Domingos Belasco Júnior, que coordena a equipe de fisioterapeutas, os pacientes atendidos são os que apresentam quadros crônicos e são acometidos de muita dor. “Apesar da queixa, em muitos casos o tratamento é simples e o problema amenizado”, disse Belasco.
A paciente Dinalva Aparecida de Jesus, tem 62 anos, e aguardava pela fisioterapia indicada pelo médico há mais de um ano. “Estou muito feliz. Estou sendo muito bem atendida, os médicos são excelentes”, disse Dinalva. Ela tem fibromialgia e problema na coluna e sente muitas dores. “Há 12 anos que passo com ortopedista, a dificuldade era sempre conseguir fazer a fisioterapia. Estou muito agradecida com esse grupo, é muito bom para nós”, avaliou.