Fotos: Vagner Santos
Por meio do Programa ‘Cotia que Cuida’, a Prefeitura realizou novas entregas dos Projetos ‘Novo Olhar’ e ‘Além do Som’ – iniciativas geridas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Fundo Social. As entregas aconteceram na tarde desta terça-feira (29/03) – na semana em que Cotia completa 166 anos de emancipação político-administrativa [2 de abril].
Foram beneficiadas 147 pessoas com os projetos ‘Além do Som’ (entrega de aparelho auditivo) e ‘Novo Olhar’ (óculos de grau novinhos). Presente ao evento, o prefeito Rogério Franco falou da importância das iniciativas sociais. “Estes projetos são muito importantes, especialmente na vida das pessoas que mais precisam do apoio do poder público. Ainda estamos saindo da pandemia e o impacto que ela causou na vida financeira das famílias ainda é muito grande”, disse o prefeito. “Estas iniciativas devolvem a qualidade de vida e a segurança para o dia a dia das pessoas. Só quem não enxerga ou não ouve direito sabe das dificuldades e dos riscos enfrentados e o quanto ficam vulneráveis”, completou.
Keiti Cristina da Silva, que mora no Portão, levou o filho, o pequeno Ryan, de 8 anos, para receber os seus óculos. “Ele [Ryan] usa óculos desde os dois anos e é a segunda vez que ele participa do Novo Olhar”, disse. “Eu não posso trabalhar, porque ele é especial, tenho que ficar com ele o tempo todo, então se tivesse que comprar [os óculos] seria um grande aperto”, avaliou.
A Secretária de Desenvolvimento Social e presidente do Fundo Social, Mara Franco, falou sobre os números dos projetos. “Com as entregas de hoje, superamos os 640 óculos entregues e são 625 aparelhos auditivos que chegaram para pessoas que realmente precisam. É gratificante vermos a alegria das pessoas contempladas e da surpresa quando são informadas de que podem escolher o modelo de óculos que quiser, novinho”, disse Mara.
As entregas foram acompanhadas pela vice-prefeita e Secretária de Direitos Humanos, Cidadania e da Mulher, Ângela Maluf, pelo Secretário de Saúde, Magno Sauter, pelo Secretário de Licitações e Logística, Luciano César, pelo adjunto de Desenvolvimento Social, Roberto Mastromauro e pela controladora municipal, Daniela Mansur.