Foto: Vagner Santos
Na semana do Dia Nacional do Livro (29/10), a Secretaria de Educação de Cotia realizou mais uma edição do projeto ‘Minha Primeira Biblioteca’. Todos os alunos da rede municipal de ensino, do Maternal ao Fundamental II, receberam uma caixa com diversos livros. A iniciativa tem como objetivo incentivar a leitura para além do âmbito escolar, estimulando a interpretação de textos e proporcionando uma experiência de leitura enriquecedora e formativa, ao mesmo tempo em que auxilia na composição de um acervo literário próprio para cada estudante.
A seleção das obras foi feita pela equipe pedagógica da Educação, garantindo que o conteúdo seja proporcional ao nível escolar do aluno. Entre os títulos estavam: ‘Paca, Tatu… Cutia, sim!’, ‘Vó para toda hora’, ‘O caso do patinho que se achava feio’ e ‘O mistério das cenouras’. “Além deles [alunos] treinarem a leitura e conhecerem novas obras, eles podem levar para casa, envolver a família e despertar a leitura nos pais”, disse Gicilene Campos, professora na E.M Edith dos Santos Silva. Segundo ela, ao promover o hábito da leitura desde cedo, espera-se que os alunos se tornem exemplos e influências positivas para os seus familiares, contribuindo assim para uma formação leitora e engajada.
A pequena Alice, de 8 anos, leu os livros junto com a irmã e os pais, e o seu favorito foi ‘Vó para toda hora’. Já Renata adorou ‘Paca, Tatu… Cutia, sim!’, e compartilhou o que mais gostou da história: “A cutia queria entrar em todos os lugares, só que nunca deixavam. Aí, as cutias fizeram uma rebelião para conseguirem ficar onde queriam. Então, acho que fala um pouco sobre preconceito”, explicou a menina. Essas experiências refletem o impacto positivo do projeto ao estimular a reflexão, promovendo também temas importantes, como o respeito e a inclusão.