quarta-feira, abril 16, 2025
17 °c
Cotia
26 ° sex
23 ° sáb
26 ° dom
Menu

Servidores de Cotia recebem capacitação sobre o Cadastro Único  

Compartilhe esta notícia:

Curso durou uma semana e foi oferecido em parceria com a DRADS. Ao final, uma prova foi aplicada para avaliar o aproveitamento

Com o objetivo de disponibilizar conteúdos que auxiliem a gestão municipal a operacionalizar o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família, a Prefeitura de Cotia, em parceria com a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS), promoveu o curso de capacitação “Entrevistadores do Cadastro Único”, entre os dias 16 e 20/07. Servidores municipais de Cotia e de Vargem Grande Paulista participaram das aulas ministradas pelos instrutores José Raimundo de Souza (do Estado) e Celine Passos (do Município).

Os participantes trabalham na Secretaria de Desenvolvimento Social e no Fundo Social de Solidariedade e receberam orientação sobre o aperfeiçoamento da coleta de informações das famílias que estão ou podem vir a ser inscritas no Cadastro Único. “Entre 2003 e 2004, se tornou real programas de assistência social em nosso País. Mas para sabermos a dimensão das necessidades e diferenças sociais, os agentes gestores precisam de informações sobre quem são, onde vivem, como vivem os pobres do Brasil para criar e aperfeiçoar políticas públicas”, disse José Raimundo.

E é para fazer um atendimento eficiente em termos de entrevista e de inserção de dados no Cadastro, que Cotia realizou a capacitação. “É um curso anual para novos agentes e assistentes sociais. Ao final, fizeram prova e receberão o certificado”, disse Celine Passos, instrutora e coordenadora do Programa Bolsa Família, em Cotia.

Os alunos assistiram vídeos sobre comunidades ribeirinhas, quilombolas, indígenas, de regiões em que as pessoas vivem em situação análogas ao trabalho escravo. “Não temos estas situações em Cotia, mas é sempre bom conhecer e saber como atuar nestes casos. O curso foi enriquecedor, além da capacitação sobre a entrevista do Cadastro Único, aprendemos a ver o mundo de outra forma”, disse a assistente social Roberta Simões, da Vigilância Socioassistencial de Cotia.

Para a assistente social Raquel de Jesus, assistente social e gestora do programa Cadastro Único, em Cotia, a troca de experiências e as discussões durante o curso, enriqueceram ainda mais o conteúdo. “Existem situações que acontecem em uma região da cidade, que não acontecem na outra, então, esta troca agregou muito a todos os participantes”, destacou Raquel. 

Fotos: Vagner Santos