Por meio da Campanha Permanente de Educação no Trânsito, a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settrans) de Cotia promove no sábado (3), no Condomínio Villanova, região da Granja Viana, ação educativa para crianças, palestras para todas as idades e um circuito viário para simular situações reais no trânsito e alertar sobre atitudes seguras. A ação acontece em parceria com a Comissão de Segurança do local.
“O prefeito Rogério Franco determinou a implantação de medidas educativas que promovam a segurança no viário. Concomitantemente com o trabalho educativo, foi firmado um convênio com o governo estadual para realização de estudo que apontará as intervenções necessárias para aumentar a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes, especialmente atropelamento, que é o que mais mata em Cotia”, disse Antônio de Melo, secretário da Settrans.
Números da ONG Peds – Working today for walkable tomorrow (Trabalhando hoje para caminhar amanhã) mostram que 45% das vítimas de atropelamento morrem quando são atingidas por veículos a uma velocidade de 48 km/h, 50% sofrem lesões e 5% sobrevivem ilesos. A situação se torna mais dramática quando a vítima é atingida por um veículo a 64 km/h: 85% morrem, 35% sofrem lesões e nenhuma consegue escapar ilesa.
De acordo com o Infosiga SP, é exatamente o atropelamento a maior causa de vítimas fatais no viário de Cotia. “Os dados assustam e alertam para a necessidade de ações educativas. Respeitar as leis de trânsito é obrigação de motoristas e pedestres”, afirmou Melo.
Escolas, empresas e condomínios que quiserem agendar palestras sobre educação no trânsito podem entrar em contato com a Settrans pelo telefone 4703-4965, ramal 5104, e falar com Fernando Guedes.