Tradicionalmente, agosto é lembrado como o Mês da Amamentação pela passagem do Dia Mundial da Amamentação (1º de agosto) e, para dar luz à importância deste ato, a Clínica da Mulher, as Secretaria de Saúde de Cotia, realizou uma palestra para gestantes de alto risco que são acompanhadas por médicos da unidade. O tema foi “Agosto Dourado – Amamentar vale ouro” para incentivar o aleitamento materno. A palestra aconteceu na manhã desta quarta-feira (8/08) e foi acompanhada por diversas gestantes. A secretária adjunta da Saúde, Ângela Maluf, prestigiou o evento.
A programação contou com palestras educativas que explicaram sobre o preparo da mama para a amamentação, ‘pega’ correta da mama para facilitar a amamentação, benefícios para a mãe a para o bebê. As palestras foram ministradas pela enfermeira Eneida Fré, da Clínica da Mulher, e por nutricionistas do Banco de Leite, do Hospital Regional de Cotia, que esclareceram sobre a doação de leite humano.
“Tudo que a criança precisa está no leite materno, por isso é tão importante estimular a amamentação e, sempre que possível, a doação”, disse a enfermeira Eneida. Ela salientou que as mães que tiverem condições de doar, devem procurar informações junto ao Banco de Leite de Cotia sobre como proceder. “A doadora recebe um kit para coleta, orientação para retirada e armazenamento e o leite é retirado na casa da doadora”, completou. Informações sobre o Banco de Leite de Cotia pelo telefone 4148-9070.
Fotos: Vagner Santos