Os 55 futuros novos Guardas Civis Municipais (GCMs) de Cotia, aprovados em todas as fases do concurso público da Prefeitura, iniciam a Escola de Formação de Guardas no dia 11 de novembro de 2025. Serão 560 horas de aula, entre teóricas e práticas. Recentemente, os futuros GCMs foram aprovados na última e mais extensa fase do concurso, que é a etapa conhecida como ‘investigação social’.
As aulas passarão por: legislação aplicada à Guarda Civil Municipal, defesa pessoal, uso diferenciado da força, primeiros-socorros, condicionamento físico, prevenção à violência, direitos humanos, cidadania e diversidade, atendimento ao público, ordem unida, código de conduta profissional e relações éticas no trabalho, policiamento comunitário/polícia de proximidade, segurança escolar, mediação e resolução pacífica de conflitos, combate à incêndio, violência doméstica e de gênero.
Durante o curso, os instrutores também aplicarão conteúdo de fiscalização de trânsito e prevenção de acidentes, condução e operação de viaturas, educação ambiental, gestão integrada de segurança pública, ações socioeducativas, armas de foto, direção defensiva e ofensiva, defesa civil, enfrentamento ao racismo, prevenção ao uso de substâncias psicoativas, plano diretor do município e fiscalização do código de posturas municipais, combate à homofobia, lesbofobia e transfobia, inteligência policial, análise estatística de dados criminais, atendimento e orientação ao turista, além de práticas de tiro.
“É uma grade de conteúdo bastante extensa e necessária para que os futuros Guardas possam reforçar a segurança da população e, sobretudo, trabalharem dentro da lei, da ordem, da ética e em segurança”, disse o GCM Fabrício Dourado, Secretário de Segurança Pública. De acordo com ele, iniciam na Escola de Formação: 44 homens e 11 mulheres.
Com a conclusão da formação, todos passarão por mais uma avaliação e os que obtiverem média final suficiente para aprovação serão incorporados à Guarda Civil Municipal de Cotia.









