Centenas de antenas corta-pipa foram distribuídas em ação de conscientização

A fatalidade envolvendo o cotiano Fábio Chan, na cidade de Santos, motivou a ação que terminou com centenas de antenas doadas e instaladas

Nesta quarta-feira (15/10/2025), Cotia foi cenário de uma ação de conscientização sobre a segurança dos motociclistas. Um grupo de amigos e familiares do cotiano Fábio Chan – vítima fatal em um grave acidente, em setembro, na cidade de Santos, por conta de uma linha de pipa – se reuniram para chamar a atenção sobre a importância do uso de antena corta-pipa em motocicletas e, por consequência, conscientizar as pessoas a abandonarem a prática de soltarem pipas com linha chilena e com cerol, colocando em risco a vida e até matando pessoas como Chan.

A ação, chamada de Campanha de Conscientização – Antena Salva Vidas, aconteceu no período da manhã, na Praça da Matriz, no centro, e à tarde, em frente à Prefeitura. Durante a ação, que contou com a participação do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), foram distribuídas e instaladas mais de 500 antenas aos motociclistas que passaram na estrutura da ação.

“A antena corta-pipa é essencial para a segurança dos motociclistas. Ela protege o condutor de acidentes agravados com linhas com cerol ou linhas chilenas. Estas linhas podem causar graves ferimentos no rosto e pescoço dos motociclistas e, em casos mais sérios, matar”, informou o Demutran. De acordo com o departamento, a ação realizada pelos amigos de Fábio Chan corrobora com o trabalho realizado pela equipe de educação para o trânsito da Secretaria de Transportes e Mobilidade (Setram).

Nos últimos 12 meses, Cotia não registrou nenhum acidente com motociclistas causado por linha de pipa. O resultado, avalia a pasta, reflete a importância das blitzes educativas realizadas ao longo do ano. Somente em 2025, mais de mil antenas corta pipas foram distribuídas e instaladas nestas ações.

 

Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:

Últimas notícias

Accessibility Toolbar