Palestra foi ministrada por médica mastologista e fez parte da programação do Outubro Rosa
Outubro é um mês muito importante quando se trata da saúde da mulher, já que o Movimento Outubro Rosa acende os holofotes para o assunto, em especial, para a prevenção ao câncer de mama. O assunto, inclusive, foi tema da palestra que aconteceu nesta quinta-feira (5/10), na Clínica da Mulher, acompanhada por dezenas de pessoas. O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.
A palestra foi ministrada pela médica mastologista, Adriana Macedo, que atende na clínica desde o começo do ano. Em sua apresentação, a médica ressaltou a importância de se falar abertamente sobre o câncer que mais mata mulheres no mundo.
“O câncer de mama tem uma dimensão muito grande, são 54.000 novos casos por ano. O que mudou nos últimos anos foi o diagnóstico e o tratamento precoces que garantem sobrevida muito grande à paciente. Hoje em dia, falamos mais sobre o assunto e, dessa maneira, mais mulheres contam as suas experiências e têm mais chances de cura”, ressaltou a mastologista.
A médica reforçou a importância de a mulher fazer o autoexame e, sempre que a mulher encontrar alguma alteração na mama, procurar um médico, pois quando o câncer é diagnosticado no início as chances de cura aumentam.
A médica afirmou que no Brasil ainda se encontra muitos casos de câncer de mama em estado avançado. “Temos que mudar esse quadro e estamos nos esforçando para mudar isso no município. Por isso, a importância de palestras como essa”, completou.
Presente ao evento, o secretário de Saúde, Magno Sauter, destacou o trabalho feito na Clínica da Mulher. “É muito importante que as mulheres tenham conhecimento sobre o serviço de mastologista que a Prefeitura de Cotia oferece na Clínica da Mulher. O atendimento tem sido referência na região”, disse Magno.
Ao final da palestra, os presentes participaram de um café da manhã e receberam brindes, doados pelo Templo Budista Zu Lai.