Dezenas de pessoas participaram da XI Conferência Municipal de Assistência Social que aconteceu na sexta-feira (21/07), na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), no Parque São George, em Cotia. O evento acontece a cada dois anos e serve para o poder público, juntamente com entidades e representantes da sociedade civil, debater, escolher e votar propostas em políticas públicas de assistência social que serão enviadas para a Conferência Estadual de Assistência Social, em outubro. O tema geral do evento foi “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS [Sistema Único de Assistência Social]”.
Cotia aprovou dez propostas que serão apresentadas ao município, duas ao Estado e quatro para a União. Entre as propostas aprovadas para o município estão: Integrar e articular a rede viabilizando o fluxo de encaminhamentos, a fim de otimizar o atendimento ao munícipe formalizando a criação de protocolos entre secretarias, Reforçar a criação de fórum permanente para discutir políticas públicas de assistência social, Garantir a efetivação do SUAS por meio de Lei Municipal, entre outras.
Para o Estado, foram aprovadas as propostas: Rever o protocolo de gestão integrada de serviços, benefícios e transferência de renda e, Ampliar e efetivar a participação e articulação do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), priorizando os debates sobre o cofinanciamento entre os entes federativos. À União, serão enviadas quatro propostas, entre elas: Rever os critérios de renda do cadastro único para inclusão no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).