Cotia fecha 2025 no Top 10 das cidades que mais geraram emprego na Região Metropolitana de SP

Foram quase 3 mil novos postos de trabalho nos primeiros 10 meses do ano. No ranking estadual está entre as 30 maiores
Feirões de emprego realizados pela Prefeitura foram fundamentais para acelerar as contratações na cidade/ Juliano Barbosa

Cotia segue firme no mapa do desenvolvimento paulista. Dados divulgados pela Fundação Seade, com base no Caged (Ministério do Trabalho e Emprego), mostram que o município conquistou um saldo de 2.925 novas vagas com carteira assinada nos primeiros 10 meses de 2025, garantindo lugar entre as 30 cidades que mais geraram emprego no estado 

O desempenho local acompanha o cenário positivo de São Paulo, que criou mais de 500 mil postos formais apenas entre janeiro e outubro. No acumulado de 12 meses, o estado registrou 348 mil vagas, consolidando-se como a unidade da Federação que mais emprega no país. 

No ranking das 50 cidades que mais contrataram no ano, Cotia aparece à frente de municípios maiores e tradicionais polos industriais e comercais, reforçando o crescimento sustentável da economia local. No recorte de 12 meses, o município somou 1.911 novas vagas, mantendo o bom ritmo.  Mas para o recorte na Região Metropolitana de São Paulo que agrega 39 cidades – incluindo a capital, Cotia está entre as 10 que mais geraram empregos em 2025.  

Para o Secretário de Emprego e Renda de Cotia Michel da Silva Alves, o resultado é fruto direto da articulação com o setor produtivo. Mais de 15 mil pessoas foram encaminhadas para processos seletivos realizados durante os Feirões e Emprego promovidos pela Prefeitura.  Hoje, Cotia conta com 91 mil trabalhadores empregados formalmente, o que significa que cerca de um terço da população está ocupada. 

O movimento acompanha a tendência estadual, puxada principalmente pelo setor de Serviços, responsável por mais de 23 mil vagas em outubro e 206 mil no acumulado de 12 meses. Comércio, Indústria, Construção e Agricultura também registraram crescimento. 

Para o governo estadual, os números refletem políticas públicas voltadas à modernização, atração de investimentos e eficiência administrativa. “E, no cenário local, Cotia segue colhendo os efeitos da expansão econômica da região metropolitana e da chegada de novos empreendimentos” ressaltou o prefeito Welington Formiga.  Um desses empreendimentos recém-chegados na cidade é o Centro Logístico do Mercado Livre, que entrou em operação oficialmente nesta quinta-feira (4) e gerou 700 postos de trabalho. 

“Com quase três mil contratações a mais só em 2025, Cotia reafirma sua posição como uma das cidades mais dinâmicas do estado na geração de emprego e renda’, finalizou o prefeito. 

Feirões de emprego realizados em Cotia encaminharam mais de 15 mil trabalhadores às vagas / Juliano Barbosa
Compartilhe esta notícia:
Compartilhe esta notícia:

Últimas notícias

Accessibility Toolbar