Cotia segue firme no mapa do desenvolvimento paulista. Dados divulgados pela Fundação Seade, com base no Caged (Ministério do Trabalho e Emprego), mostram que o município conquistou um saldo de 2.925 novas vagas com carteira assinada nos primeiros 10 meses de 2025, garantindo lugar entre as 30 cidades que mais geraram emprego no estado.
O desempenho local acompanha o cenário positivo de São Paulo, que criou mais de 500 mil postos formais apenas entre janeiro e outubro. No acumulado de 12 meses, o estado registrou 348 mil vagas, consolidando-se como a unidade da Federação que mais emprega no país.
No ranking das 50 cidades que mais contrataram no ano, Cotia aparece à frente de municípios maiores e tradicionais polos industriais e comercais, reforçando o crescimento sustentável da economia local. No recorte de 12 meses, o município somou 1.911 novas vagas, mantendo o bom ritmo. Mas para o recorte na Região Metropolitana de São Paulo que agrega 39 cidades – incluindo a capital, Cotia está entre as 10 que mais geraram empregos em 2025.
Para o Secretário de Emprego e Renda de Cotia Michel da Silva Alves, o resultado é fruto direto da articulação com o setor produtivo. Mais de 15 mil pessoas foram encaminhadas para processos seletivos realizados durante os Feirões e Emprego promovidos pela Prefeitura. Hoje, Cotia conta com 91 mil trabalhadores empregados formalmente, o que significa que cerca de um terço da população está ocupada.
O movimento acompanha a tendência estadual, puxada principalmente pelo setor de Serviços, responsável por mais de 23 mil vagas em outubro e 206 mil no acumulado de 12 meses. Comércio, Indústria, Construção e Agricultura também registraram crescimento.
Para o governo estadual, os números refletem políticas públicas voltadas à modernização, atração de investimentos e eficiência administrativa. “E, no cenário local, Cotia segue colhendo os efeitos da expansão econômica da região metropolitana e da chegada de novos empreendimentos” ressaltou o prefeito Welington Formiga. Um desses empreendimentos recém-chegados na cidade é o Centro Logístico do Mercado Livre, que entrou em operação oficialmente nesta quinta-feira (4) e gerou 700 postos de trabalho.
“Com quase três mil contratações a mais só em 2025, Cotia reafirma sua posição como uma das cidades mais dinâmicas do estado na geração de emprego e renda’, finalizou o prefeito.





