No último sábado (29/05), a Secretaria de Saúde de Cotia realizou o chamado Dia D contra a Influenza (gripe). Na ocasião, dezessete Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) abriram as suas portas, das 8h às 17h, atendendo o público prioritário que está sendo vacinado nesta fase da campanha nacional. Foram imunizadas 3.058 pessoas, no sábado, e, de acordo com a Secretaria de Saúde, 24.456 pessoas receberam a vacina na cidade, desde o início da campanha, o que coloca o município com 29%% de cobertura do público-alvo, até o momento. A meta do Ministério da Saúde é chegar a 95% de cobertura.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a procura pela vacina está acontecendo, mas em um ritmo abaixo do esperado. “Temos menos 45% de cobertura das crianças, por exemplo. Sabemos da importância das vacinas e esta contra a gripe aumenta a proteção contra casos agravados de síndromes respiratórias. As pessoas que podem, devem se imunizar”, avaliou Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
Nesta etapa da campanha, estão sendo atendidos idosos com idade a partir de 60 anos, trabalhadores da educação da rede pública e privada, indígenas, crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, puérperas (mulheres que deram à luz o bebê há no máximo 45 dias), gestantes e trabalhadores da saúde.
Para ser vacinado, basta comparecer à UBS mais próxima com documento oficial com foto e, se tiver, caderneta de vacina. No caso das crianças, a caderneta é obrigatória. Quem tomou uma das doses da vacina contra a Covid-19 deve esperar pelo menos 14 dias para tomar a vacina contra a gripe e a recomendação é para que se a pessoa já tomou a 1ª dose contra a Covid e está há menos de 14 dias da 2ª, que finalize a imunização contra a Covid-19 e, depois de 14 dias, tome a vacina contra a gripe.
Fotos: Alexandre Rezende