Durante a forte chuva que caiu na cidade de Cotia, e em diversos municípios da região, no fim de tarde e início de noite desta quarta-feira (27/11), a Defesa Civil de Cotia recebeu mais de 50 chamados de emergência relacionados a quedas de dezenas de árvores, de postes, destelhamentos, entre outros. Em alguns casos, vias ficaram bloqueadas, como foi o caso da avenida Professor Manoel José Pedroso, na altura da Biblioteca Municipal, onde caiu uma árvore de grande porte, além de um poste da rede elétrica.
Em muitas das ocorrências, a Defesa Civil precisa aguardar a empresa Enel interromper o fornecimento de energia elétrica para iniciar a retirada da árvore. As ações contam com o apoio da Secretaria de Transportes e Trânsito que, por meio de agentes de trânsito, mantiveram os locais de risco isolados.
Desde que recebeu os primeiros chamados, a Defesa Civil está trabalhando ininterruptamente para eliminar todas as situações de risco em vias públicas e casas atingidas. “A ordem do prefeito Rogério Franco é para que eliminemos os riscos com a máxima brevidade. Estamos cientes dos transtornos na vida dos moradores e estamos trabalhando muito, com o apoio da Secretaria de Obras e Serviços, para resolver todas as situações da melhor forma”, disse Lincoln Júnior, coordenador da Defesa Civil.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio de sua equipe, também está à disposição para atender às famílias que precisarem de algum suporte em consonância com as suas atribuições.