No dia 16 de março de 2024, a partir das 16h, acontece a primeira exibição da Mostra de Cinema Negro de Cotia com filme “Sem Asas”, na Sede da Congada de São Benedito de Cotia, que fica na Rua Padre José Ferreira de Seixas, 168, Vila São Joaquim. A mostra é a proposta da Congada de São Benedito de Cotia premiada pelo Edital de Premiação Mãe Alcina – 01/2023, Inciso III – Apoio à realização de Festivais e Mostras de produções audiovisuais, lançado pela Secretaria de Cultura e Lazer de Cotia, com recursos federais da Lei Paulo Gustavo.
O projeto visa levar filmes que narram as histórias de pessoas negras e periféricas para a população, com exibição na sede da congada. As sessões de cinema serão gratuitas e ocorrerão mensalmente, apresentando filmes representativos e de difusão cultural. Esse projeto busca valorizar a cultura afro-brasileira e africana na cidade de Cotia e em toda a região. A programação contará ainda com um bate-papo com a diretora Renata Martins. O evento é gratuito e livre para todas as idades.
Sobre a Congada:
A Congada de São Benedito de Cotia é uma expressão cultural, folclórica e religiosa afro-brasileira composta por um grupo de 38 pessoas, que em sua maioria são familiares e amigos.
As danças coreografadas na Congada são conhecidas como danças de bastão e têm suas origens em Moçambique. Elas simbolizam a luta e a determinação em prol da representatividade cultural negra. Os cânticos entoados durante as apresentações são hinos em honra ao santo padroeiro de festas católicas populares nas quais a congada participa.