Evento gratuito é promovido pela Prefeitura de Cotia, por meio do Departamento de Cultura, com o apoio do CONDEPHAAT
Está marcada para a próxima semana, dia 3 de julho, às 10h, a oficina “Patrimônio Cultural e sua Preservação”, na Biblioteca Batista Cepelos. O evento é promovido pela Prefeitura de Cotia, por meio do Departamento de Cultura, com o apoio do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT).
A oficina é gratuita e será comandada pela historiadora Deborah Regina Leal Neves e pelo arquiteto José Antônio Chinelato Zagato, ambos técnicos do CONDEPHAAT. Os oficineiros vão falar sobre o patrimônio cultural de Cotia e da região com o objetivo de sensibilizar a população sobre a sua preservação. “Serão apresentadas informações sobre o tema, as diversas possibilidades de preservação do patrimônio, legislação e instrumentos de proteção, entre outros”, disse Cabo Givaldo, titular da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer.
Cotia abriga um amplo patrimônio cultural e tem representantes de diversas frentes como grupos de catira, congada, cavalgadas, folias de reis e romarias, grupos religiosos de matizes africanas, escritores, poetas, pintores, escultores e músicos, tem ainda dois típicos exemplares da arquitetura rural colonial paulista: o Sítio do Padre Inácio e o Sítio do Mandu, além da Reserva Florestal do Morro Grande, tombados pelo IPHAN e pelo CONDEPHAAT nas décadas de 50, 60 e 80, respectivamente, que justificam a preocupação do poder público em alavancar e preservar toda essa riqueza do patrimônio cultural da cidade.
Serviço
Oficina Patrimônio Cultural e sua Preservação
Dia 3 de julho, às 10h
Biblioteca Batista Cepelos (Av. Prof. Manoel José Pedroso, 1147)
Gratuito