Tradicional evento completou 63 anos e reuniu centenas de pessoas no bairro Vila São Joaquim
Centenas de pessoas participaram, no último final de semana (12 e 13/05), da tradicional Congada de São Benedito, realizada no bairro Vila São Joaquim, em Cotia. A festa que existe no município há 63 anos, reuniu pessoas de vários lugares do estado, mostrando toda a manifestação cultural afro-brasileira, com muita dança, música e história.
A programação começou com a saída das Congadas, da Câmara Municipal e contou com a participação das Congadas de Cotia, Mogi das Cruzes e Taubaté que acompanharam com muita alegria o trajeto do busto da Princesa Isabel, até o local da festa. “Já nem me lembro mais quando comecei a dançar a Congada, fico feliz em ver que a festa continua firme. Espero continuar acompanhando enquanto eu viver”, contou Seu Domingos, de 92 anos, que acompanhou todos os momentos da festa.
Após a chegada da procissão, as Congadas se apresentaram e foi rezado um terço em frente à casa de Benedito Pereira de Castro, fundador da Congada de Cotia.
No domingo, as comemorações começaram cedo com o hasteamento das bandeiras, brasileira, paulista e de Cotia. Chegaram para completar a festa as congadas de Pindamonhangaba, Lorena, Maracatu, Cia. Cara Caxa e Mocambos de Raiz Nagô.
A missa em intenção das almas dos escravos deu continuidade às comemorações no domingo. A festa também contou com a leitura e representação da Lei Áurea, seguida de apresentações das Congadas e uma procissão dos Santos Patronos.
Natalina Castro, neta de seu Benedito, contou o quanto a responsabilidade é grande para que a festa continue e nunca acabe. “A festa está no sangue da minha família, é nossa história, nossa cultura. As Congadas que vêm de outras cidades, fazem isso há muitos anos, somos unidos, somos todos um só. A cada ano procuramos melhorar e trazer uma festa melhor para todos”, disse.