Está marcada para o dia 18, domingo, a 2ª edição da Caminhada pela Cultura de Paz de Cotia. Diversas matrizes religiosas e culturais se unem em torno de um só objetivo: promover o respeito, a tolerância, a igualdade de direitos e, desta maneira, combater diversos tipos de preconceito, especialmente o religioso e cultural. A concentração será às 9h30, na Praça da Matriz de Cotia, a caminhada segue para a Praça Joaquim Nunes onde haverá programação cultural.
O evento chega ao segundo ano com o apoio da Comissão da Paz, formada por diversos segmentos religiosos, e da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer, por meio do Departamento de Cultura. “Não existem grandes conquistas e revoluções que começaram com grupos gigantescos e a Caminhada da Cultura de Paz começou em Cotia, mas a nossa intenção é regionalizá-lo”, disse Gilmar de Almeida, diretor do Departamento de Cultura. “Este é um movimento de resistência e a paz é a nossa ferramenta. Resistência ao aumento da perseguição aos indígenas, religiões, gênero, mulheres”, completou Gilmar.
Os participantes da Caminhada pela Cultura de Paz partem da Praça da Matriz às 10h30, no caminho até a Praça Joaquim Nunes, acontecerá uma Berimbalada com cerca de 50 berimbaus, além de tambores. São esperados no evento diversas matrizes Africanas, Budistas, Evangélicos, Católicos, Centro de Reflexão de Silo, entre outras expressões culturais.
Caminhada pela Cultura de Paz
Dia 18/08: 9h30 concentração na Praça da Matriz / 10h30: Caminhada sentido à Praça Joaquim Nunes
Atrações: Apresentação do rapper James Lino, artistas e bandas locais, Sarau da Praça, Slam, Sarau da Garagem, Congada de São Benedito, Makulelê, Dança da Cia Barú, Apresentação cultural indígena, Capoeira, comidas típicas e muito mais.
Foto: Vagner Santos